
Adiado para sexta-feira lançamento de satélite com tecnologia portuguesa para Júpiter
A missão do Juice também servirá para estudar três das maiores luas de Júpiter com potencialidades de albergarem vida.
A missão do Juice também servirá para estudar três das maiores luas de Júpiter com potencialidades de albergarem vida.
Segundo o presidente da Portugal Space, trata-se da "missão da década" da Agência Espacial Europeia (ESA) e a "antecâmara de uma participação" mais alargada de Portugal noutras missões.
O satélite deverá chegar ao 'gigante' gasoso passados oito anos, em julho de 2031, fazer 35 voos de aproximação às luas geladas e alcançar Ganimedes em dezembro de 2034. Será a primeira vez que um satélite artificial orbitará uma lua de outro planeta.
Em Ponte de Sor, os céus vão ser percorridos por foguetes que querem atingir os 3 ou 9 quilómetros de altitude nos dias 11 a 18 de outubro. A terceira edição desta competição conta com duas equipas portuguesas pela primeira vez.
Leia ainda sobre as consequências da seca explicadas por quem a vive e o processo de seleção do primeiro grupo de astronautas portugueses que poderão pisar a Lua.
Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space confirmou que dez homens e três mulheres passaram à segunda fase de seleção.
GMV, Efacec e Synopsis Planet vão participar na missão espacial Hera, a primeira dedicada à defesa planetária na Europa, com lançamento previsto para 2024.
O programa Copernicus prentede responder a desafios como as alterações climáticas, a subida do nível das águas do mar, as catástrofes naturais ou a segurança alimentar.
Seja nas Lages, seja em Santa Maria, o que importa é transformar os Açores num hub de afirmação nacional no Atlântico sustentado num tridente: espaço, segurança/defesa e oceanos.
Chiara Manfletti, que tem dupla nacionalidade italiana e alemã, é graduada em engenharia aeronáutica pelo Imperial College de Londres.
O Governo aprovou hoje a criação da agência espacial portuguesa Portugal Space, com sede na ilha açoriana de Santa Maria, e que o ministro da Ciência prometeu estar a funcionar este mês.
A Portugal Space vai promover "novas actividades e negócios" no sector espacial, em particular na observação da Terra com pequenos satélites, e "facilitar uma maior participação de Portugal nos programas europeus".