
Prazo para renovação de matrículas do 2º ao 5º ano termina esta sexta-feira
Data limite foi estendida após vários constrangimentos no Portal das Matrículas.
Data limite foi estendida após vários constrangimentos no Portal das Matrículas.
Em comunicado, o Governo volta a lamentar o incómodo e a perturbação causada aos encarregados de educação e escolas devido a falhas do Portal das Matrículas, que já levaram também, por duas vezes, ao alargamento do prazo para a inscrição dos alunos dos 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos.
Houve "falhas de comunicação" por parte do Instituto de Gestão Financeira da Educação, que gere o Portal das Matrículas, "nas instruções às escolas para o carregamento de ofertas no âmbito do ensino artístico especializado", aponta Ministério.
O Governo anunciou, a 26 de junho, o prolongamento até sexta-feira do prazo para a renovação de matrículas do 6.º ao 9.º ano e do 11.º ano de escolaridade, devido aos constrangimentos no Portal das Matrículas.
O portal destinado à renovação de matrículas voltou a registar problemas. Governo já tinha alargado o prazo para renovação da matrícula até 5 de julho por problemas no site.
Prazo vigora até 5 de julho. Ministério da Educação diz estar a trabalhar nos constrangimentos detetados.
Período de inscrições dos 6.º ao 9.º e 11.º anos abriu no dia 22 de junho.
A inscrição dos alunos que terminaram o 4.º ano começou na quinta-feira e tinha como prazo limite o dia 10 de julho, segunda-feira, mas vários encarregados de educação relataram que o portal das matrículas está a bloquear a meio, não permitindo concluir o processo.
Não existe "suspeita, nem conhecimento" de que não tenha sido assim, diz Centro Nacional de Cibersegurança, que está a investigar evento. Ainda não se sabe origem do ataque.
"A natureza dos ataques informáticos prendeu-se com bloqueios no acesso ao sistema e não com a tentativa de violação de dados", explica o Governo.
Portal das Matrículas tem sofrido atrasos e problemas de funcionamento e chegou a estar inativo durante várias horas.
O Portal das Matrículas procura adaptar o momento da inscrição dos alunos ao cenário da pandemia de covid-19.