
Com ou sem cabrito, 8 restaurantes para juntar a família na Páscoa
A grande tendência de 2025 é trocar o almoço tradicional pelo brunch para toda a família - mas um brunch que abarca tudo, das tostas de abacate ao cabrito assado.
A grande tendência de 2025 é trocar o almoço tradicional pelo brunch para toda a família - mas um brunch que abarca tudo, das tostas de abacate ao cabrito assado.
Eis as melhores novidades gastronómicas acabadas de sair do forno, do tacho e da grelha, diretamente para novos restaurantes e ementas renovadas de norte a sul do País.
Juntámos seis restaurantes em Lisboa, para celebrar a época natalícia e juntar família, amigos ou colegas de trabalho à volta da mesa.
Devido às "recorrentes secas dos últimos anos", sem pastagens nem forragens, vários agricultores do Baixo Alentejo têm animais, mas não têm comida nem água para lhes dar.
Gastronomia portuguesa, italiana ou asiática: temos oito novidades que vale a pena descobrir à mesa, em Lisboa e no Porto.
Juntámos os melhores restaurantes, em Lisboa, no Porto e em Braga, para contrariar o frio e desfrutar de pratos de inverno como o cozido à portuguesa, papas de sarrabulho ou tripas à moda do Porto.
A invasão da Ucrânia agravou a espiral de custos gerada o ano passado após a pandemia. Os materiais que entram no que consumimos estão todos a subir em flecha. Na batalha para ver quem paga, muitos produtores preparam uma guerra com os supermercados. Mais de metade dos gastos das famílias são nos bens que mais vão subir: alimentos essenciais são o principal.
Corteva e Confederação dos Agricultores de Portugal põem em relevo o papel das mulheres na agricultura
Matérias primas são, em grande parte, importadas e já estavam a subir devido à conjetura internacional. Subidas dos custos de produção têm sido amortecidas pelos produtores e não pelos distribuidores.
Os porcos de Nuno Faustino emagreceram "15 a 20 quilos". Os pastos de Rui Sousa estão amarelados. Não vai faltar água nas torneiras, mas pode sentir diferença no supermercado. Há risco de este ano não haver produção de pera-rocha. O que acontece se a falta de chuva não se resolver nas próximas semanas?
Mais ou menos modernos, de autor ou de tradição, os pratos de conforto nunca nos deixam ficar mal. Fomos em busca de caldos, de fornos e de tachos em que coubesse esse aperto para que volte de estômago (e coração) cheio.
De 20 e 21 de março, haverá música nova de artistas como Lana del Rey, Justin Bieber, Arcade Fire, tempo para ver as quatro horas de A Liga da Justiça de Zack Snyder, teatro, poesia e pizza take away
Calma, a ideia é aproveitar os minutos de transporte da Uber Eats para que os ditos cujos cheguem a sua casa no ponto – e não secos. Também é por isso que o gelado vai passar a sair do Bairro do Avillez a 196 graus negativos
E vai cantar-se o fado. Ana Moura e António Zambujo são os curadores artísticos do Canto, o 19.º restaurante do grupo de José Avillez. À cozinha portuguesa juntam-se concertos intimistas.
O evento teve lugar na Expomor 2019 em Montemor-o-Novo no dia em que se assinalou o “Dia do Porco Alentejano”.
O principal objetivo da SEL é comprovar aos consumidores nacionais e internacionais que em Portugal também se produz Presunto (Jamón) de Porco Alentejano de qualidade.