Constituição e realpolitik
Nenhuma agenda política interna vale alguma coisa face ao genocídio de Gaza e à indiferença americana na Ucrânia.
Nenhuma agenda política interna vale alguma coisa face ao genocídio de Gaza e à indiferença americana na Ucrânia.
Do aparente nada, transformou-se numa questão momentosa, que irá ter impacto na Bolsa, nas relações transatlânticas, nos futuros planos estratégicos e até na nossa política interna. Trata-se mesmo de escolher entre Roma e Cartago? Porque o ménage à trois não resulta
O governador do Banco de Portugal diz que Portugal pode deixar o défice subir em caso de crise, mas avisa que é preciso cuidado para que a despesa não se torne permanente.
O país acusa o secretário de Estado norte-americano de se intrometer na política interna chinesa, depois de este ter recordado o 30.º aniversário desde a sangrenta repressão do movimento pró-democracia de Tiananmen.
Depois de rejeitado o acordo do Brexit, mais do que no processo de saída da União Europeia agora as atenções voltam-se para a política interna britânica, numa altura em que Theresa May joga a sua sobrevivência política. O jornalista David Santiago explica as implicações do resultado da votação parlamentar que chumbou os termos do Brexit.
Vice-presidente do PSD emitiu comunicado como presidente da distrital de Aveiro onde é muito crítico do antigo líder parlamentar, que desafiou Rio para eleições diretas.
Trump criticou o acordo de Paris sobre o clima, considerando que os protestos são prova de que o pacto “não funciona”. Paris diz ao presidente dos EUA para não se meter na política interna francesa.
A segurança não pode ser "um brinquedo" da política interna norte-americana, considerou Rohani.
Zumbidos de campanha. O regresso à política já não é o que era, diz Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente e sempre comentador. Marcelo diz que é cada vez mais difícil ser Presidente, ser Governo e fazer oposição. Tempos difíceis para muitos. E tempos de campanha exigente em Portugal e na Europa.
As notas da semana de Marques Mendes nos seus comentários na SIC. O comentador fala sobre os resgates da Grécia e de Portugal; A rentrée do PS; Joana Marques Vidal; Greve na CGD; Angola e A semana negra de Trump.
O ex-presidente da Catalunha, Carlos Puigdemont, vai regressar a Bruxelas depois de ter visto levantado o mandato de detenção pelo Supremo Tribunal espanhol que levara à sua prisão na Alemanha. E já avisou que vai continuar a campanha pela independência da região.
Todas estas transacções terão que ser comunicadas bem como o meio de pagamento utilizado, adianta o semanário. Esta alteração está incluída nas regras de prevenção do branqueamento de capitais que entraram em vigor em Setembro, mas só agora começam a ser praticadas.
Continua sem haver entendimento em Itália. O presidente italiano queria eleições antecipadas só em 2019, mas partidos querem já em Julho.
As bolsas europeias negociaram sem tendência definida, num dia em que o petróleo e o dólar seguem em alta, e o ouro em queda.
Na última sessão da semana, o principal índice da praça de Lisboa encerrou em alta, alimentado pelos ganhos nomeadamente da EDP e Mota-Engil. Entre as restantes congéneres europeias, os índices oscilam entre perdas e ganhos.
O ainda presidente do fórum que junta os ministros das Finanças da Zona Euro lembra que as regras foram acordadas entre os estados-membros e que as decisões no Eurogrupo são tomadas por unanimidade.