Sábado – Pense por si

Sónia Bento

Paulo Rezzutti: "D. Pedro II era um influencer na sua época"

O biógrafo dos dois imperadores do Brasil lançou uma versão atualizada de D. Pedro II – A História Não contada, com cartas que encontrou em arquivos de Portugal e na Áustria. Estas revelam novas facetas do último monarca brasileiro.

Vanda Marques

Quem foi o primeiro Papa?

Pedro, apóstolo de Jesus, foi o primeiro líder da Igreja Católica. Depois de si nunca mais nenhum Santo Padre usou este ano. Tem um simbolismo demasiado grande.

Vanda Marques

A monarca feminista

Foi regente por duas vezes e assinou um tratado que até Churchill elogiou – o de Methuen. Reforçou a aliança com Inglaterra e defendeu que as mulheres deviam falar de política. Era determinada e solidária

Vanda Marques

A princesa que se sacrificou por Portugal

O País endividou-se para pagar um dote milionário que assegurasse o casamento com Carlos II. Catarina de Bragança tornou-se assim o garante da aliança com Inglaterra. Suportou todas as humilhações na corte inglesa, mas lançou a moda do chá e do leque, pescava e era atiradora de arco com flecha. Após enviuvar, voltou a Portugal muito rica – foi regente e influenciou o sobrinho que viria a ser o Rei D. João V.

Vanda Marques

A vida luxuosa do rei-sol português

Bebia chocolate, usava casacos bordados a ouro e tinha representantes em todas as cortes para estar a par da moda. Durante o seu longo reinado o estado recebeu 57 toneladas de ouro.

Vanda Marques

D. João V. A vida do rei mais rico de Portugal

D. João V recebeu uma das maiores remessas de ouro, criou o maior palácio em Portugal, vestia de forma luxuosa e era conhecido pelos seus excessos. Colecionava amantes, até freiras, ao mesmo tempo que assistia aos autos de fé da Inquisição. Os historiadores defendem que contribuiu para o desenvolvimento do País.

Vanda Marques

D. Maria II: A menina que veio do Brasil para ser Rainha em Portugal

Em 19 anos de reinado teve 21 governos. Tinha fama de autoritária, mas foi a primeira monarca constitucional que incentivou o desenvolvimento da cultura e do ensino público. Apaixonada por D. Fernando II, adorava andar a cavalo, dançar e escrever cartas à Rainha Vitória.

Sónia Bento

Duques de Bragança vão casar a infanta

É já este sábado que a noiva entrará na Basílica de Mafra, com a tiara da Rainha D. Amélia. Esperam-se cerca de 1.200 pessoas na igreja e na rua vai haver festa popular, com ranchos folclóricos, bandeiras da monarquia e merchandising à venda. No jantar de gala para 400 convidados, nos jardins da casa da família, vai servir-se vitela barrosã e robalo.

Ana Taborda

Os mais luxuosos casamentos reais portugueses

Construíam-se pavilhões, pontes e enormes arcos triunfais para festas que podiam ter três dias seguidos de fogo de artifício. Havia enxovais que valiam mais do que um palácio, joias com 4 mil pedras preciosas e banquetes preparados por 200 pessoas – servidos em mesas com toalhas de ouro.

Sónia Bento

D. Amélia foi uma influencer

A princesa bávara, que chegou ao Rio de Janeiro com 17 anos, tinha uma beleza rara. Criou tendências e introduziu hábitos, como o tomar café a seguir ao almoço.

Vanda Marques

A vida privada de D. Pedro IV, rei e imperador

Era hiperativo, sofria de epilepsia e caiu 36 vezes do cavalo. Colecionava amantes – com uma delas trocou mais de 200 cartas – e filhos ilegítimos, mas foi um marido romântico e pai dedicado. Como político, não era agarrado ao poder e escreveu contra a escravatura. Abdicou de dois tronos – o português e o brasileiro –, mas mudou a História para sempre.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30