
Cante é Património da UNESCO há 10 anos
Esta quarta-feira assinalam-se os dez anos desde que o cante foi considerado Património da Humanidade. "Falta estratégia" para o popularizar, defende o antropólogo Paulo Lima.
Esta quarta-feira assinalam-se os dez anos desde que o cante foi considerado Património da Humanidade. "Falta estratégia" para o popularizar, defende o antropólogo Paulo Lima.
A meras 3h30m de Lisboa e a 4h30m do Porto – de carro – chega-se a Cáceres. A cidade da Extremadura espanhola tem um centro histórico que é Património da Humanidade, museus, hotéis em palácios e uma gastronomia invejável. Vai uma escapadinha de fim de semana?
Um centro histórico na Ucrânia, um conjunto de edifícios projetados por Niemeyer no Líbano e as ruínas do antigo Reino de Sabá no Iémen. Entraram para a lista de Património da Humanidade e estão ameaçados.
Reconstrução do local de escavações chinês mostra as 200 figuras classificadas como Património da Humanidade. À Alfândega do Porto chega também uma exposição sobre Leonardo Da Vinci.
Com vestígios de diferentes épocas, Toledo e Segóvia preservam o seu legado histórico, razão para serem Património da Humanidade da UNESCO desde os anos 80.
Grupo de peritos da UNESCO queria ver a Grande Barreira de Coral classificada como património da humanidade "em risco". Mas o lobby forte do governo da Austrália evitou que tal acontecesse.
Hotel de cinco estrelas em Rede, Mesão Frio, é do empresário Mário Ferreira.
O ministro da Cultura cabo-verdiano disse que a entrega da candidatura do antigo Campo de Concentração do Tarrafal a Património da Humanidade foi suspensa por falta de verbas.
Há muito para visitar em território alcobacense, desde logo o seu mosteiro, que está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO
O Presidente da República cumpriu a promessa de passar o Carnaval com os Caretos de Podence, a aldeia transmontana que tem o nome inscrito no Património da Humanidade.
A associação do Grupo de Caretos de Podence deu início ao Entrudo Chocalheiro de 2020 com a novidade do desfile dos pequenos Caretos, os mais novos, os Facanitos.
Nesta lista, já constam o Fado, o Cante Alentejano, a Dieta Mediterrânica, a Falcoaria e os chamados "Bonecos de Estremoz".
O ex-primeiro-ministro de Cabo Verde considerou que a elevação da morna a Património Imaterial da Humanidade é mais "uma grande vitória" do país e felicitou os músicos, o atual Governo e todos os cabo-verdianos.
A associação ambientalista considera que parque eólico na zona de Amarante é um "atentado à Paisagem Cultural do Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade".
À terceira foi de vez: depois das candidaturas falhadas de 2008 e 2014, a arte de pizzaiolo napolitano ascendeu finalmente em 2017 à lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO - ao lado do fado e da dieta mediterrânica. O especialista Antonio Mezzero explicou ao GPS o que é que ela tem de especial
Arte popular com mais de 300 anos de história nasceu da visão dos artesãos da cidade.