Sábado – Pense por si

Sofia Parissi

A nova vida dos jogos de tabuleiro

Com cada vez mais fãs, os jogos de tabuleiro não ficaram no passado. Falámos com lojas, marcas e criadoras de jogos sobre a recuperação deste passatempo.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. Vivemos durante uma semana na Rua do Benformoso

A zona é frequentada e habitada por imigrantes do Bangladesh, que ocupam 90% do comércio local. Durante esta semana, testemunhámos tráfico de droga debaixo da nossa janela, consolámos a vizinha idosa que perdeu a reforma num assalto violento na rua. De madrugada, assistimos a revistas da polícia a suspeitos e pela manhã presenciámos os esforços da câmara de Lisboa para retirar os sem-abrigo do Martim Moniz.

Ana Taborda

O pintor Moita Macedo, visto pelo filho Paulo

Começou por pintar na sala da sua casa, em Queluz, mas também nos escritórios da Siderurgia Nacional, onde conheceu António Champalimaud. Católico e comunista, dizia poemas de improviso, desenhava obsessivamente, conviveu com Almada Negreiros e Júlio Pomar.

Marco Alves

Pedro Nuno Santos recebeu €203 mil em subsídio de deslocação, apesar de ter casa em Lisboa

Declarou ao Parlamento uma morada a 285 km e recebeu abonos muito mais elevados. “São João da Madeira era o centro da minha vida pessoal, familiar, social e política”, justifica à SÁBADO. Mas assume que era em Lisboa que morava durante os trabalhos parlamentares. Em média, recebeu €1.800 por mês só em abonos durante nove anos. Outros deputados foram investigados pelo MP, mas acabou tudo arquivado.

Ana Taborda

A nova investida das cadeias low cost

Já ouviu falar na Pepco, Kik, Tedi, Normal ou GiFi? Vendem cosméticos, brinquedos, roupa e produtos para a casa, com filas à porta e produtos esgotados em poucas horas.

Lucília Galha

Vai uma t-shirt com Francisco popstar?

A referência a Andy Warhol é propositada: afinal, trata-se das Jornadas Mundiais da Juventude. Há artigos para todos os gostos e bolsas, até cruzes em ouro a mil euros.

Maria Henrique Espada

Mega Ferreira: “A Expo 98 gerou um cagaço dos demónios”

Nasceu na Mouraria há 69 anos, criou o Parque das Nações, mora junto à Praça da Alegria e tem recusado entrevistas sobre o momento que há 20 anos, num 22 de maio, marcou a sua vida e a do País. Porque foi uma “admirável obra colectiva” e não dele. Recorde a entrevista de vida a Mega Ferreira, que morreu esta segunda-feira.

Raquel Lito

Poupados e prontos para as aulas

Comparam preços, evitam enchentes nos supermercados e apanham promoções no material escolar. Saiba como sobreviver neste regresso escolar.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)