Sábado – Pense por si

Carlos Gonçalo Morais

Quase 20 anos depois, Armindo está a ter uma segunda vida no Benfica

Filho de um guerrilheiro e de uma vendedora de peixe, Bruma veio da Guiné-Bissau aos 12 anos para tentar a sorte no Benfica. Destacou-se no Sporting, mas acabou por sair em litígio do seu clube do coração. Desde que regressou a Portugal, vive o melhor momento da carreira.

Filipe Caetano, em Bissau

Sissoco Embaló. O líder que acha Putin “uma pessoa afável”

Esteve com o líder russo, no Kremlin, e com Zelensky, em Kiev. Acusado de ofuscar a democracia, tenta reverter a imagem que o mundo tem da Guiné-Bissau: a de uma das portas de entrada da droga sul-americana no continente em direção à Europa.

Carlos de Matos Gomes

A guerra acabou a 25 de abril?

A guerra colonial terminou com a revolução, como acabaram de facto, mesmo sem decreto, a censura, a PIDE/DGS, os tribunais plenários ou a Ação Nacional Popular. Os incidentes que ocorreram depois foram consequência não da guerra mas da opção do regime de Salazar e de Marcelo Caetano em manter um domínio colonial contra as circunstâncias determinantes dos tempos da História.

Ricardo Santos

Obituário: António Lobato (1938-2024)

Major da Força Aérea Portuguesa, piloto e prisioneiro de guerra na Guiné-Bissau durante mais de sete anos, foi uma das vozes dos combatentes da Guerra Colonial. Morreu a 8 de março.

Tiago Carrasco

O mistério de Putin em Cabo Verde

O presidente da Rússia quase não se deixa ver. No entanto, na ilha do Sal não falta quem o tenha encontrado na praia, a pescar, rodeado de guarda-costas. A SÁBADO confirmou que a elite russa tem suítes num hotel.

João Carlos Barradas

As amizades africanas de Putin

Proximidades soviéticas de ontem e interesses económicos de hoje explicam a ausência de condenação da Rússia, mesmo entre os países lusófonos.

5
Maria Henrique Espada

A história de Marcelino da Mata, vilão e herói

Foi o mais condecorado militar português, lutou durante toda a Guerra Colonial. Quando morreu, nasceu outra guerra, pela narrativa sobre quem foi e o que representa. Um novo livro de Nuno Gonçalo Poças, de que a SÁBADO faz a pré-publicação, ajuda a percebê-lo: à sua coragem e aos seus abusos.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.