Sábado – Pense por si

Lusa

Redução do IRS em 2025 aprovada na generalidade pelo parlamento

O Chega, que apresentou um projeto de lei para baixar o IRS de forma mais acentuada do 2.º ao 5.º escalão em 2026 e outro para alargar a dedução das despesas com habitação, retirou as duas iniciativas antes de serem votadas depois de Hugo Soares afirmar que a bancada social-democrata está disponível para incluir uma norma no Orçamento do Estado para 2026 que vá ao encontro da proposta do Chega.

Luís Montenegro "pode ser acusado de ter criado uma perceção de um alívio fiscal que afinal era uma operação de tesouraria", diz especialista

"Factos e Perceções". Luís Montenegro "pode ser acusado de ter criado uma perceção de um alívio fiscal que afinal era uma operação de tesouraria"

Durante o programa no NOW, Maria Henrique Espada também salientou que, durante esta época de campanha eleitoral, os partidos vão utilizar o escrutínio como foco de discurso. Já Luís Paixão Martins disse que o primeiro-ministro quis fazer um "piscar de olho" em relação aos contribuintes, durante a discussão sobre o Orçamento do Estado, em 2024.

Jornal de Negócios

França aprova orçamento para 2025

O Senado francês aprovou esta quinta-feira a proposta de Orçamento do Estado para 2025, pondo fim a um processo que levou à queda do anterior primeiro-ministro, Michel Barnier.

Luana Augusto

Governo francês caiu. E agora?

Presidente Macron, que fala esta quinta-feira ao país, terá que nomear um novo primeiro-ministro e constituir um novo governo. Enquanto esta nomeação não se verifica, o atual Executivo fica com os poderes restritos. Não pode, por exemplo, aprovar o Orçamento do Estado para 2025.

Jornal de Negócios

Banca ameaça acabar com taxa fixa ou mista se Parlamento aprovar fim de comissões

Se as propostas para reduzir ou limitar as comissões que os bancos cobram pelo reembolso antecipado de créditos forem aprovadas, os contratos a taxa fixa ou mista podem acabar, diz a Associação Portuguesa de Bancos (APB), num parecer enviado ao Parlamento sobre as propostas de alteração ao Orçamento do Estado.

Lusa

Ministra da Saúde visita esta terça-feira o INEM

Visita de Ana Paula Martins à sede do INE, em Lisboa, está agendada para as 15h30, mas antes a governante vai ser ouvida na Assembleia da República sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2025.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30