
São precisas novas agriculturas porque planeta vai por maus caminhos, avisa perito
Carlos Gonçalo das Neves propõe alternativas como a agricultura regenerativa, a hidroponia e o cultivo multitrófico.
Carlos Gonçalo das Neves propõe alternativas como a agricultura regenerativa, a hidroponia e o cultivo multitrófico.
"Uma (só) saúde" como "nosso direito" depende, portanto e também, da priorização e do cumprimento rápido de um dos compromissos do actual Governo em campanha – o reforço significativo do número de psicólogas e psicólogos no SNS e a sua valorização.
A subinspetora-geral da ASAE e porta-voz da campanha #EUChooseSafeFood em Portugal explica à SÁBADO que alguns casos de queixas sobre a qualidade dos alimentos podem estar ligados à disrupção das cadeias de abastecimento criada pela pandemia da covid-19 e pela guerra na Ucrânia.
Os alunos internacionais já perfazem cerca de 30% dos estudantes no campus da Costa de Caparica.
"A pandemia tem cada vez mais características de endemia e, portanto, temos de avançar para um novo modelo de vigilância", sustentou Carolina Darias.
Ameaças como o SARS-CoV-2 vão continuar em resultado da destruição dos habitats de animais como o morcego, "carregadinhos de vírus prontos para passar para o humano", prevê especialista.
Proteger o ambiente, respeitar e cuidar os animais para alcançar uma saúde plena é a base do conceito One Health, o antídoto para pandemias.
Há um português no centro da investigação sobre a origem do novo coronavírus. A viver na Noruega desde 2003, este cientista especializou-se em doenças de espécies selvagens.
O Mestrado Integrado em Medicina Veterinária é um curso em que o Estudante assume um papel central na sua formação
Novo MIMV, que começa em setembro na Egas Moniz, é um programa inovador, único e de referência em Portugal.
O médico veterinário Luís Montenegro alerta para o fato de através dos animais as doenças chegarem ao homem. Tal como aconteceu recentemente na China, com o coronavírus. Por isso, defende que a saúde deve ser pensada de forma integrada, juntando homens, animais e ambiente.
Universidade de Évora tem feito um excelente trabalho com os seus programas, criando uma boa reputação.
Estudo avança que animais conseguem detetar doença se partilharem com um humano a mesma "exposição ambiental".
"Onde há o cancro humano, também há o similar cancro canino", afirma investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.
'Ameaça' mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia.