Sábado – Pense por si

Diogo Camilo

Reino Unido coloca Abramovich na lista de sanções

Governo britânico diz que milionário é "um dos poucos oligarcas a manter a sua notoriedade ao lado de Putin". Chelsea não poderá ser vendido, terá de fechar as lojas do clube e não poderá comprar ou vender jogadores.

João Carlos Barradas

Como funciona a mente de Vladimir Putin

Para Putin, o poder é indiviso e define-se pela imposição da nossa vontade a outrem, na versão leninista que herdou do sovietismo e de uma longa tradição autocrática. A língua russa é o povo russo e um só povo tem um só estado e um só líder – ele próprio.

Ana Taborda

Os oligarcas russos que querem o fim da guerra

Gerem milhões em bancos, supermercados e telecomunicações, um deles teve uma discoteca, outro adotou um lobo como animal de estimação. Na família, há avós enterrados em valas comuns, um pai espião do KGB e festas regadas a champanhe e caviar.

Estados Unidos levantam sanções à Rusal

A Rússia pode respirar de alívio: os Estados Unidos da América levantaram as sanções sobre três empresas russas, entre elas a gigante do alumínio Rusal. O mercado da matéria-prima já regista quebras.

Escândalos perseguem homens poderosos (e uma mulher) em Davos

O Fórum Económico Mundial em Davos deste ano também dará visibilidade à humilhação pública de alguns de seus maiores defensores. Dezenas de executivos do passado e do presente sofreram acusações como assédio sexual, má gestão e má conduta financeira.

Rusal preocupada com sobrevivência. CEO e directores demitem-se

A produtora de alumínio russa, afectada pelas sanções de Trump, alerta para o risco de parceiros de negócio e credores quebrarem os elos com a empresa, pondo em causa as operações. O CEO e sete directores já anunciaram a demissão, respondendo às exigências dos EUA.

Produtora de alumínio Rusal cai quase 50% após sanções dos EUA

O novo pacote de sanções aplicado por Washington a um conjunto de oligarcas e empresas russas está a provocar fortes perdas na bolsa russa. A Rusal perdeu quase metade do seu valor bolsista depois de ser incluída na lista de sanções norte-americanas. A bolsa russa está a afundar mais de 8%. O rublo desliza 2,5%.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente