
Angola no centro da Guerra Fria
O verão de 1975 foi marcado pela fuga dos portugueses, pela luta entre os movimentos independentistas e pela interferência das grandes potências: EUA e URSS.
O verão de 1975 foi marcado pela fuga dos portugueses, pela luta entre os movimentos independentistas e pela interferência das grandes potências: EUA e URSS.
A Rússia atacou o centro de Sumy na manhã do Domingo de Ramos com dois mísseis Iskander consecutivos lançados no centro da cidade.
"Hoje Putin escolheu conscientemente o Natal para o seu ataque. O que pode ser mais desumano?", afirmou o presidente ucraniano.
Detido desde junho em Moscovo, Laurent Vinatier, de 48 anos, admitiu anteriormente a culpa de não se ter registado como "agente estrangeiro", alegando desconhecer a obrigação introduzida no código penal.
Um ano depois da morte de Yevgueny Prigozhin, dois jornalistas russos traçam o percurso do dinheiro, da corrupção do Kremlin e das ambições de Putin para explicar o sucesso do exército privado mais famoso do mundo.
Uma das principais caras da oposição russa depois da morte de Navalny, fez parte da maior troca de prisioneiros desde a Guerra Fria e encontra-se agora na Alemanha.
Entre eles contam-se jornalistas, ativistas políticos veteranos e simples opositores à guerra na Ucrânia. O mais novo tem 19 anos e o mais velho 71.
As trocas estão em curso no aeroporto de Ancara e na fronteira entre o exclave russo de Kaliningrad e a Polónia e envolvem 26 presos políticos, agentes secretos e detidos por delitos comuns.
Quatro bombas foram lançadas contra a cidade pela Rússia, o que danificou edifícios residenciais, lojas e paragens de transportes públicos.
Oleg Orlov foi condenado ao abrigo de leis aprovadas pouco após o início da invasão à Ucrânia, que preveem penas de prisão a todos os que fossem considerados culpados de desacreditar as forças armadas russas.
De acordo com o exército, os ataques incluíram o lançamento de "mísseis guiados" por parte de bombardeiros russos Tu95MS.
Dois generais russos ficaram feridos após ataque da Ucrânia.
O líder norte-coreano está na Rússia e pode encontrar-se com Vladimir Putin. As sanções da ONU e a venda de armas são temas a discutir.
Num encontro com jesuítas durante a JMJ, em Lisboa, Francisco respondeu às perguntas sobre o estado da Igreja.
Expressão dita pelo pontífice a um grupo de jovens russos gerou um problema diplomático.
A cimeira da NATO termina esta quarta-feira em Vilnius e terá como foco central a reunião do recém-criado Conselho NATO-Ucrânia. Porém, ficou por definir o que Kiev queria: um calendário para a adesão da Ucrânia. A análise ao primeiro dia da cimeira por João Carlos Barradas.