
Octávio Mateus suspenso preventivamente
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa participou ao Ministério Público queixas de assédio sexual contra cientista dos dinossauros.
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa participou ao Ministério Público queixas de assédio sexual contra cientista dos dinossauros.
O paleontólogo caiu em desgraça na comunidade internacional, mas continua a orientar alunos e até integra júris das provas. A Universidade Nova de Lisboa diz que ainda não concluiu o inquérito disciplinar, aberto há oito meses.
Oito meses depois das denúncias divulgadas pelo Investigação SÁBADO ainda não há conclusões do inquérito disciplinar da Universidade Nova de Lisboa. Cientistas caiu em desgraça na comunidade internacional, mas por cá continua a orientar alunos.. Veja o Investigação SÁBADO na intrega.
Oito meses depois das denúncias divulgadas pelo Investigação SÁBADO ainda não há conclusões do inquérito disciplinar da Universidade Nova de Lisboa. Cientistas caiu em desgraça na comunidade internacional, mas por cá continua a orientar alunos.
Octávio Mateus caiu em desgraça na comunidade internacional, mas continua a orientar alunos e até integra júris das provas. A Universidade Nova de Lisboa diz que ainda não concluiu o inquérito disciplinar. Conheça toda a história no Investigação SÁBADO desta sexta-feira, às 21h30, logo a seguir ao Grande Jornal, na CMTV.
O paleontólogo caiu em desgraça na comunidade internacional, mas continua a orientar alunos e até integra júris das provas. A Universidade Nova de Lisboa diz que ainda não concluiu o inquérito disciplinar.
Investigadoras e alunas acusam Octávio Mateus por atos de assédio sexual que envolvem "tocar no rabo", "sentar alunas no colo", "convidar uma colega para quarto de hotel", "tocar a zona púbica de uma aluna" e "oferecer favores académicos e viagens em troca de silêncio sobre o seu comportamento".
Várias mulheres denunciaram o especialista, mas só depois dos contactos feitos para o programa é que a Universidade Nova abriu um inquérito.
Octávio Mateus é professor no departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Investigadoras e alunas acusam Octávio Mateus por atos que se arrastam, pelo menos, desde 2010. Universidade Nova de Lisboa abriu inquérito já após o contacto da SÁBADO.
Octávio Mateus é um dos mais respeitados paleontólogos ao nível internacional e acaba de fazer uma descoberta extraordinária nas arribas da Lourinhã - os ossos de um raro dinossauro carnívoro.
Octávio Mateus e Emanuel Tschopp descobriram uma nova espécie de dinossauro saurópode
O paleontólogo Octávio Mateus descobriu as primeiras pegadas de dinossauro encontradas em Angola, durante uma expedição internacional ocorrida entre Julho e este mês.