
Podemos viver sem stress? Não, mas...
Temos de saber reduzir a ansiedade. Médico inglês alerta, em livro, que a tensão constante pode causar diabetes tipo 2, cancro e obesidade. Até o exercício físico em excesso prejudica-
Temos de saber reduzir a ansiedade. Médico inglês alerta, em livro, que a tensão constante pode causar diabetes tipo 2, cancro e obesidade. Até o exercício físico em excesso prejudica-
Brasileiro já havia estado envolvido em várias polémicas. Em 2022 chegou até a ser condenado ao pagamento de €6 mil por ter ofendido a mãe de um jovem autista.
Eliminam a sensação de fome e estão a revolucionar o tratamento da obesidade e de outras doenças crónicas provocadas pelo excesso de peso. Apesar de ter sido o primeiro país da Europa a declarar a patologia como uma doença crónica, Portugal ainda não comparticipa estes fármacos. Um erro e uma injustiça, defendem os especialistas.
Em causa está a disponibilidade dos medicamentos da classe dos agonistas dos recetores GLP-1 (semaglutido, dulaglutido, liraglutido e exenatido), onde se inclui o Ozempic, desenvolvido para tratar a diabetes tipo 2, mas que está também a ser usado para combater a obesidade e ajudar à perda de peso.
Usualmente, a hipertensão arterial só é grave e causa problemas de saúde quando permanece elevada durante um longo período, ou quando aumenta muito subitamente.
Segundo o Infarmed, estas embalagens serão acompanhadas de folheto informativo em português.
Linhas (des)orientadoras espalharam a ideia errada de que contar as calorias dos alimentos, optando pelos que têm menor quantidade, seria a chave para a perda de peso. O número de calorias que entra no nosso organismo não corresponde ao número de calorias que sai; que comer gordura não nos faz gordos.
Especialistas alertam para a necessidade urgente de medidas preventivas contra o Vírus Sincicial Respiratório, ações que podem salvar vidas e evitar hospitalizações
Além de ser fundamental reduzir o excesso de peso para um índice de massa corporal inferior a 25 Kg/m2, temos sobretudo de mudar os hábitos alimentares para reduzir a resistência à insulina.
De janeiro a outubro de 2024, os antidiabéticos foram a classe terapêutica que representou o maior encargo para o SNS.
Os meses de inverno têm menos dias de sol mas o médico Rui Nogueira explica que é o suficiente para a maior parte das pessoas manterem os níveis da vitamina D.
Quando comemos são enviados sinais ao cérebro com informação sobre o conteúdo energético de um alimento, o que pode influenciar as nossas preferências alimentares, independentemente do sabor.
Estudo indica que o tecido adiposo retém uma "memória" que pode aumentar a probabilidade de uma pessoa voltar a ganhar peso.
Fármacos como o Ozempic ou Zepbound podem ter efeitos em doenças renais, na síndrome do ovário poliquístico ou na apneia do sono. Vários ensaios clínicos estão em curso e as primeiras respostas podem surgir já em 2024.
Dispensa jatos, conduz o seu próprio carro elétrico e gosta de descontrair a andar de caiaque no lago junto à sua casa, na Dinamarca. É a partir deste país que gere o gigante farmacêutico dono dos medicamentos Ozempic e Wegovy.
Deve ser aprovado em Portugal já no final deste ano. O endocrinologista João Jácome de Castro garante que este medicamento promete uma perda de peso média de 22,5% do peso corporal.