Sábado – Pense por si

Sofia Parissi

Os smurfs eram comunistas?

Em 2017, um livro escolar gerou debate público no Uruguai por utilizar as criaturas azuis - que voltaram agora ao cinema - para analisar o comunismo.

A Vida Luminosa
Tiago Neto

João Rosas, um cineasta do presente

Na obra do realizador português, a cidade é mais do que pano de fundo: é mapa e matéria viva. “A Vida Luminosa”, a sua primeira longa-metragem de ficção, confirma-o.

Sofia Parissi

"Lilo & Stitch" atinge recordes de bilheteira

Estima-se que o remake da Disney ultrapasse os 950 milhões de dólares em vendas de bilheteira, apesar de inicialmente estar previsto estrear diretamente nas plataformas de streaming.

Nuno Miguel Guedes

"Camarada Cunhal": uma fuga espantosa merecia mais

Um episódio que desafiou o impossível - a fuga da prisão de alta segurança de Peniche - merecia um grande filme, mas "Camarada Cunhal" (nos cinemas 5.ª, 24) fica aquém do que pretende contar.

Raquel Lito

Madalena Aragão: "No primeiro casting estava a fazer rodas e pinos"

Começou com 10 anos e é boa a decorar os textos: ainda mais facilmente em inglês. Entre intervalos d’A Fazenda (TVI), fala de produções internacionais e do que a faz ir tantas vezes a França. O namoro com o futebolista João Neves, do PSG, é para durar.

3
Gonçalo Correia

"Branca de Neve" e um molho de brócolos

Os conservadores dizem que é woke, há quem fale em reacionarismo: talvez nada nos diga tanto sobre o mundo de hoje quanto as reações à nova versão de Branca de Neve (nos cinemas esta 5.ª, 20).

Lusa

"Cash rebate": candidaturas abrem dia 31

As candidaturas de 2025 para o apoio à produção de cinema e audiovisual em Portugal são anunciadas numa altura em que ainda não foi divulgada a lista definitiva de beneficiários da segunda fase de 2024.

Sónia Bento

Filmes e séries promovem o turismo

The White Lotus está a disparar a procura de viagens para a Tailândia e House of the Dragon também levou turistas aos sítios das filmagens, como Portugal.

Raquel Lito

O esconderijo da superestrela Fernanda Torres em Lisboa

A poucos dias dos Óscares, a 2 de março, a nomeada ao prémio faz viagens-relâmpago à capital para saborear novamente o anonimato. Tem casa perto do Cais do Sodré. Quando sai à rua, aceita os pedidos de selfies dos fãs e mistura-se com os locais. Não resiste ao pão de sementes numa padaria da Bica e perde-se pelos peixinhos da horta do Pap’Açorda.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h