
Poeiras do Norte de África afetam qualidade do ar a partir de 6.ª feira em Portugal
O fenómeno pode estender-se a 31 de maio (sábado) e dias seguintes, apontou a autoridade de saúde, numa nota.
O fenómeno pode estender-se a 31 de maio (sábado) e dias seguintes, apontou a autoridade de saúde, numa nota.
Segundo o IPMA, a continuação do tempo quente e seco deve-se a uma massa de ar quente proveniente do Norte de África, pelo que prevê a continuação de céu pouco nublado ou limpo, podendo haver alguma nebulosidade durante a madrugada e início da manhã nas regiões Norte e Centro, mais provável nos primeiros dias da semana, e no litoral.
Estão previstas poeiras em suspensão vindas do Norte de África, principalmente no final do dia de hoje na região centro de sul, mas com maior impacto na quinta e sexta-feira.
Este poluente (partículas inaláveis) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, como as crianças e os idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados.
A população deve evitar esforços prolongados, a atividade física ao ar livre, e a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
Para quinta-feira está previsto um aumento da nebulosidade. Concentração de poeiras só irá diminuir no sábado e domingo.
A APA alertou na sexta-feira que estava prevista uma massa com poeiras proveniente do norte de África que poderia afetar a qualidade do ar no Algarve, em Lisboa e no interior do país.
Segundo a APA, esta massa de ar oriunda dos desertos do norte de África e que irá atravessar maioritariamente Espanha terá em Portugal "um incremento pouco significativo nas concentrações de partículas no ar".
Deslocação da tempestade ‘Olivia’ do Norte de África pode provocar temperaturas máximas de 28 graus. Fim de semena traz chuva.
A poluição do ar decorre de uma massa de ar proveniente dos desertos do norte de África, que transporta poeiras em suspensão, e está a atravessar Portugal continental desde sexta-feira.
A maioria das crianças expostas à escassez de água vive nas regiões do Médio Oriente e do Norte de África e do Sul da Ásia.
A localização geográfica de Itália e Grécia torna-os um destino privilegiado para os requerentes de asilo que se deslocam do Norte de África para a Europa.
É o que mostram os dados do IPMA, que detalha que o calor se deve a uma "massa de ar quente e seco com origem no norte de África".
A DGS aconselha a população a evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
Até terça-feira, o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma depressão centrada a sudoeste da Península Ibérica.
De um complexo arquitetónico histórico nasceu uma pérola neoárabe para descansar do turbilhão desta cidade do Barlavento algarvio.