
Brexit. UE pressiona Reino Unido para "acordo justo" nas últimas horas de negociações
"A UE continua empenhada num acordo justo, recíproco e equilibrado. Respeitamos a soberania do Reino Unido. E esperamos o mesmo", vincou Michel Barnier.
"A UE continua empenhada num acordo justo, recíproco e equilibrado. Respeitamos a soberania do Reino Unido. E esperamos o mesmo", vincou Michel Barnier.
O Reino Unido abandonou a UE a 31 de janeiro, tendo entrado em vigor medidas transitórias que caducam no próximo dia 31 de dezembro.
Bruxelas definiu domingo como limite para um acordo após a saída do Reino Unido da União Europeia, sob pena de não ratificar o entendimento antes do fim do período de transição.
Tweet foi publicado após Michel Barnier se ter reunido com os 27 embaixadores dos Estados-membros e com eurodeputados para clarificar os parceiros europeus acerca do estado das negociações com o Reino Unido.
UE e Reino Unido anunciaram que vão prosseguir as negociações num derradeiro esforço em busca de um acordo sobre as relações futuras no pós-'Brexit'.
Equipas de negociação continuam a tentar evitar o cenário de no deal. Medidas transitórias caducam a 31 de dezembro.
O Reino Unido abandonou a UE a 31 de janeiro, tendo entrado em vigor medidas transitórias que caducam no próximo dia 31.
O Reino Unido abandonou a UE em 31 de janeiro, tendo entrado em vigor medidas transitórias que caducam no próximo dia 31.
Executivo comunitário propôs medidas de contingência que asseguram as ligações aéreas, a segurança aérea, as ligações rodoviárias e a manutenção do acesso às águas britânicas.
"Tomámos um conhecimento claro das posições de cada um. Mantêm-se muito distantes", refere o comunicado da presidente da Comissão.
Num cenário de "no-deal" até final do ano, as trocas comerciais entre o Reino Unido e os 27 Estados-membros da UE passam a ser reguladas pelas regras da Organização Mundial do Comércio.
Von der Leyen e Boris Johnson farão um ponto da situação das negociações, depois de duas semanas de conversações que, de acordo com ambas as partes, não permitiram fazer grandes progressos, tornando cada vez mais provável um cenário de 'no-deal' (sem acordo).
Michael Gove disse esperar que a UE "mude de posição", ressalvando que os responsáveis pelas equipas negociadoras do Reino Unido e de Bruxelas vão conversar por telefone nos próximos dias.
O Reino Unido considera que as negociações pós-Brexit "estão terminadas" e admite sair do período de transição com simples princípios de comércio livre global.
Negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia sublinhou que "o tempo urge" e avisou que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores.
A despesa inclui 1,9 mil milhões de libras em pessoal, 288 milhões em consultoria e 1,5 mil milhões em novos sistemas e infraestruturas.