
Cientistas criam teste sanguíneo que permite detetar precocemente doença de Parkinson
A equipa de cientistas envolvida assegura que o novo teste consegue distinguir os doentes de Parkinson pré-sintomáticos das pessoas saudáveis.
A equipa de cientistas envolvida assegura que o novo teste consegue distinguir os doentes de Parkinson pré-sintomáticos das pessoas saudáveis.
Não é reconhecido como emprego mas dá trabalho, é uma tarefa a tempo inteiro. Mal remunerada, dura e com consequências. Este é o retrato de quatro cuidadores informais.
Audição estava prevista para a próxima-terça-feira, 8 de outubro, mas remarcada devido à realização das jornadas parlamentares do Livre.
Os partidos enviaram as perguntas ao antigo primeiro-ministro em setembro com a maioria a querer saber se António Costa teve alguma intervenção no caso.
O Governo já acumulou mais de 35 Faturas da Sorte por atribuir, que equivale a mais de um milhão e 200 euros em Certificados do Tesouro.
Sistema foi desenvolvido por uma empresa eslovena. Em apenas 30 minutos é capaz de identificar diferentes tipos de demências neurodegenerativas.
A audição do ex-presidente da Assembleia da República tem início marcado para as 14h00 e vai decorrer no mesmo dia da do presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), Rui Santos Ivo, que será ouvido depois.
Rui Paulo Sousa avançou que Fernando Frutuoso de Melo será ouvido no 23 de julho e Maria João Ruela no dia seguinte.
O Grupo Parlamentar da IL requereu a audição do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, na semana passada. Na sequência do requerimento da IL, o líder do Chega pediu para acrescentar o nome da ex-ministra da Justiça.
O advogado invocou no início o estatuto da Ordem dos Advogados, dizendo ser obrigado ao sigilo profissional. Não quis depor.
Documento distribui culpas por ministério, hospital e Infarmed. Ex-secretário de Estado e instituições de saúde desvalorizam o conteúdo.
António Lacerda Sales será ouvido pelas 14:00 no parlamento.
Chega pediu que o antigo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, fosse ouvido no primeiro dia de audições.
Segundo o pedido entregue à comissão parlamentar de inquérito, e ao qual a Lusa teve acesso, a IL pediu a audição a 18 personalidades.
Deputado do Chega, Rui Paulo Sousa, disse que "se for possível", a comissão poderá começar a realizar audições ainda antes das eleições para o Parlamento Europeu, que acontecem no dia 9 de junho.
De acordo com a informação divulgada pelo Chega à Lusa, o líder do partido, André Ventura, e a deputada Cristina Rodrigues serão os efetivos, enquanto o líder parlamentar, Pedro Pinto, será suplente.