
Governo vai ouvir Marcelo e partidos para reconhecer Palestina como estado
O Governo já manifestou vontade de "efetuar o reconhecimento do Estado palestiniano" na Assembleia-Geral das Nações Unidas em setembro.
O Governo já manifestou vontade de "efetuar o reconhecimento do Estado palestiniano" na Assembleia-Geral das Nações Unidas em setembro.
O Canadá pretende reconhecer o Estado da Palestina na Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro, anunciou o primeiro-ministro canadiano.
O Irão classificou os ataques como uma "violação flagrante e sem precedentes dos princípios mais fundamentais da Carta das Nações Unidas e das normas do direito internacional".
Segundo o secretário-geral das Nações Unidas, há momentos em que "as escolhas que temos diante de nós não são apenas consequentes, são definidoras".
O diretor-geral adjunto do Primeiro Instituto de Oceanografia da China falou com a SÁBADO sobre o impacto do aumento das temperaturas do oceano nos fenómenos meteorológicos. Na Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, que decorreu em Nice na semana passada, esteve como parte dos especialistas do Conselho Científico Internacional.
Tiago Pitta e Cunha elogiou ainda a postura de Portugal durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano por ter ratificado o Tratado do Alto Mar e anunciado o cumprimento da meta de 30% de áreas marinhas protegidas já este ano.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, reuniu-se, esta quarta-feira, com o Papa Leão XVI, no Vaticano. Em cima da mesa estiveram as atuais e futuras colaborações entre a Santa Sé e as Nações Unidas.
No espaço dedicado aos visitantes e à sociedade civil à margem da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos famílias aproveitam os expositores para mostrar espécies em vias de extinção, mecanismos de estudo do fundo do mar e até totems do outro lado do mundo.
Secretário-geral da ONU está em Nice na terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano. Aos jornalistas voltou a sublinhar a "urgência" de se tomarem medidas para a proteção dos oceanos e aumentar a "responsabilização".
Alguns camiões foram autorizados a entrar em Gaza na segunda-feira, depois de Israel ter concordado em permitir a retoma de entregas humanitárias limitadas. No entanto, a Organização das Nações Unidas garantiu que não tinha sido distribuída qualquer ajuda.
Quase 150 países reconhecem o Estado da Palestina, que tem assento como membro observador na Organização das Nações Unidas, mas não como membro de pleno direito, na ausência de um voto favorável sobre essa matéria no Conselho de Segurança.
A agência de saúde das Nações Unidas prepara-se há já algum tempo para a retirada total dos Estados Unidos, historicamente de longe o seu maior doador, em janeiro próximo.
Numa declaração à imprensa, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, Guterres adotou um tom duro para se referir à realidade ainda mais dura enfrentada pelos palestinianos na Faixa de Gaza, onde um mês inteiro "sem uma gota de ajuda" reabriu as "comportas do horror".
Entretanto, a Rússia demonstrou hoje que pretende prosseguir o diálogo com os Estados Unidos sobre a Ucrânia, incluindo com outros interlocutores, nomeadamente as Nações Unidas.
O coordenador humanitário da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinianos (UNRWA), Muhannad Hadi, classificou o ataque israelita à Faixa de Gaza como inaceitável, apelando à restauração imediata do cessar-fogo.
Apesar de os rebeldes conquistarem a cidade de Goma, o exército do Uruguai comunicou que as forças armadas da RDCongo e o M23 chegaram a um acordo de cessar-fogo mediado pela missão das Nações Unidas.