
"28 anos depois": de volta aos zombies com Danny Boyle
O franchise que começou em 2002 ganhou novo capítulo, que traz mutações de zombies e o virtuosismo habitual do realizador de "Trainspotting". Já nos cinemas.
O franchise que começou em 2002 ganhou novo capítulo, que traz mutações de zombies e o virtuosismo habitual do realizador de "Trainspotting". Já nos cinemas.
A 5 de junho, a cantora cabo-verdiana apresenta-se na Casa da Música com o formato mais íntimo - voz e guitarra - com que tem vindo, nos últimos tempos, a percorrer palcos nacionais e internacionais.
"La Distance" ("A Distância") passa-se em 2077 e "os habitantes da Terra vivem em condições precárias devido ao aquecimento global", refere a sinopse. A programação de Avignon 2025 foi desvendada.
O teatro vive a mais próspera fase das últimas décadas, com produção fértil, aclamação e salas esgotadas por todo o País. Coelho Branco, Coelho Vermelho, em cena até junho mas já quase completamente esgotado, é prova disso.
Os alemães vão às urnas dia 23 em clima de instabilidade: ataques nas ruas aumentam o discurso anti-imigração e dificultam acordos.
Navio Vezhen partiu da Rússia e é suspeito de danificar um cabo submarino que liga o país à Letónia. Será aberta uma investigação.
Para a semana olhamos para o que aí vem. Por agora, olhemos para o que ficou. E a primeira reflexão é sobre as legislativas de março, que mudaram quase tudo no País Político, se bem que não na sociedade em curso.
Se há alguma experiência durante a adolescência que pode ter consequências devastadoras na forma como se navega na vida social e íntima, é a vivência de violência no namoro.
A pequena localidade de Eagle Pass, no Texas, junto à fronteira com o México, foi um dos pontos quentes da crise migratória do fim de 2023, quando milhares de pessoas tentavam atravessar diariamente o rio Grande para entrar ilegalmente no país. O governo estadual respondeu com o envio de milhares de militares, a construção de barreiras no rio, a ocupação de território público e a colocação de milhares de quilómetros de arame farpado para impedir a “invasão” – que hoje não existe e que divide a população.
Uma digressão em registo íntimo (voz e guitarra) e um concerto na sala Union Chapel, em Londres, deram-lhe um disco ao vivo: "reEncanto". Mayra Andrade fala de passado, presente e causas sociais.
"Os recomeços são difíceis, amigo", disse-lhe eu. No fim do amor dói tudo, sobretudo o que não se vê – a falta.
O verão está no seu apogeu e as oportunidades de desfrutar do jardim multiplicam-se com reuniões familiares, churrascos entre amigos e longas jornadas de jogos sobre a relva e ao redor da piscina.
Boiar num spa, dar mergulhos em alto-mar ou divertir-se com os miúdos num "safári da fruta": três programas de férias que deve experimentar.
Em 2024, mais de 28.000 migrantes chegaram a Itália através da rota do Mediterrâneo Central, uma das mais perigosas do mundo.
A Pátria vai mais uma vez ao teste supremo da bola, e sairá em ombros se ganhar, e ficará vítima de traição, se perder. Se perder, a Pátria desaparecerá das preocupações dos portugueses que hoje não se mobilizam por “Portugal”, a não ser pelo futebol.
Sempre que há um campeonato internacional da “coisa”, vem à superfície o problema: o futebol é mais do que isso, e toca todos. De forma angélica ou demoníaca. Como paixão salvadora ou doença terminal.