
Análise ao sangue poderá substituir amostras de medula óssea na deteção da leucemia
Investigadores têm vindo a acompanhar alterações nas células estaminais hematopoiéticas.
Investigadores têm vindo a acompanhar alterações nas células estaminais hematopoiéticas.
O Ubrogepant é um medicamento que bloqueia o recetor CGRP nos neurónios responsáveis pela transmissão da dor, mas a sua potencial capacidade de tratar sintomas premonitórios da enxaqueca não era clara.
A típica imagem do doente como um homem idoso está desatualizada. A prevalência da doença é equiparada nos dois géneros, mas o sexo feminino enfrenta maiores desafios. Um relatório internacional chama a atenção para a necessidade de haver diferença no tratamento com base no género.
As taxas de mortalidade diminuíram em 29 países com um índice de desenvolvimento humano muito elevado.
A quantidade de nanopartículas e micropartículas de plástico aumentou exponencialmente nos últimos 50 anos.
Algumas das cidades mais afetadas seriam espanholas como Barcelona, Madrid e Valência.
Newsletter de quarta-feira
Estudo confirma os benefícios que medicamentos para perda de peso têm, mas revela também o agravamento do risco de contrair doenças graves.
Uma nova descoberta fez com que dois pacientes paraplégicos voltassem a caminhar curtas distâncias e a subir e descer escadas. Dispositivo é colocado numa área cujo papel na marcha era desconhecido.
A maior parte dos óbitos de 2022 ocorreram em países mediterrâneos, se considerarmos o número de mortos por um milhão de habitantes, Itália tem 265 mortes causadas pelo calor, segue-se Grécia (280), Espanha (237) e Portugal (211).
Psiquiatras, psicólogos e psicoterapeutas portugueses chamam a atenção para a importância de proteger os pacientes durante estes "estados vulneráveis de consciência alterada", sublinhando que as drogas psicadélicas são cada vez mais reconhecidas pelos seus potenciais atributos terapêuticos.
Um estudo relata como um homem colombiano, em quem se previa que a doença se manifestasse aos 40 anos, se manteve protegido até aos 67. Pode abrir caminho a novas terapêuticas.
Estudo do EUA revela que "os resultados mostram os efeitos devastadores a longo prazo da covid-19".
Um estudo desenvolvido no Reino Unido e publicado na revista Nature Medicine identificou mais 62 sintomas associados à condição pós covid-19.
Um novo estudo mostra que é mais comum registarem-se lesões nos órgãos entre os pacientes que experienciaram sintomas mais agressivos de covid-19.
O estudo indica que a psilocibina, naturalmente presente nos cogumelos mágicos, torna os cérebros de pacientes com depressão severa mais "flexíveis e fluidos".