
Morreram 121 pessoas por afogamento em Portugal em 2024
De acordo com FEPONS 97,5% dos casos aconteceram em locais sem vigilância por nadadores-salvadores.
De acordo com FEPONS 97,5% dos casos aconteceram em locais sem vigilância por nadadores-salvadores.
Homem de 53 anos fazia 10 quilómetros e teve uma paragem cardiorrespiratória em São Pedro do Estoril.
O alerta foi dado às 15h10, pelos nadadores-salvadores de serviço na praia, "a informar que um grupo de pessoas tinha sido arrastado por correntes".
No ano passado tinham sido registadas, em igual período, 71 mortes por afogamento, em 2022 tinham sido 88 e em 2021 sido 62.
Nadadores-salvadores aconselham muita hidratação, proteção solar e sombra.
Estão desaparecidas três pessoas em contexto balnear. Autoridade Marítima Nacional realizou 249 salvamentos nos últimos três dias.
A corrida eleitoral disputa-se entre um rebelde de São João da Madeira e um agitador de Espinho. Um atleta e um falador. Um nadador-salvador e um negociador. Dois resilientes.
Conheça os trilhos, onde comer, dormir e o que visitar na maravilha do Atlântico.
Ocorrência deu-se na praia da Lota, em Manta Rota. INEM garante que "não se confirma atraso na assistência", mas que VMER seguiu para outra situação de emergência.
Nos últimos três anos foram emitidas 67 contraordenações relativas a animais nas praias, em toda a costa portuguesa.
A APSI, a APP e a DECO querem legislar a "construção, instalação, qualidade da água, funcionamento e manutenção, e medidas de segurança, proteção, salvamento e vigilância, por outro lado, fiscalização e regime sancionatório aplicáveis".
Até ao momento já foram registados 120 avistamentos. O IPMA aconselha a população a não tocar nesta espécie que é considerada ligeiramente urticante.
A falta de nadadores-salvadores portugueses para a vigilância das praias tem sido uma dificuldade nos últimos anos.
Existem 4.331 profissionais registados, mas Autoridade Marítima Nacional admite que as praias portuguesas precisariam de 5.200 a 5.500. No Algarve já se contratam estrangeiros para tentar colmatar falhas.
A patrulha será feita nas praias onde se prevê maior afluência de pessoas e que não têm nadadores-salvadores.