Sábado – Pense por si

Uma tragédia para a Democracia

Os EUA baixaram de 76% para 45% nas visões positivas que o resto do mundo tem sobre o país de Trump. Mais de quatro quintos dos países têm opinião negativa sobre os Estados Unidos de hoje (Índice de Perceção da Democracia). A “estratégia do caos” está a causar danos ainda mais rápidos do que muitos previram.

Putin falhou Kiev, mas antes tomou Washington

O telefonema de Putin com Trump abriu a era dos EUA pró-Rússia. Quem ainda resistia terá baixado a guarda com a forma vergonhosa e inaceitável como Trump e J. D. Vance trataram Zelensky em plena Sala Oval. Habituem-se: com Trump 2.0, os EUA escolheram os autocratas e querem espezinhar a Europa.

O regresso à lei do mais forte

Trump não quer tropas norte-americanas e não quer a bandeira da NATO na garantia de segurança à Ucrânia. Ora, com tropas europeias a assumir esse papel, sem qualquer respaldo dos EUA, isso é o fim da NATO. Putin agradece e só terá de esperar uns anos para alargar a sua agressão. As cartas estão lançadas.

Debaixo do Tapete

Democracia em cheque

Nas eleições de Trump, Elon Musk "investiu" cerca de 200 milhões para a sua eleição, ganhando já perto de 70 mil milhões de doláres após a eleição face às mudanças positivas nos mercados bolsistas. É um investimento que dá de retorno 35000%. O jogo da democracia parece compensar para alguns.

Debaixo do Tapete

Quem protege a democracia?

Quem está do lado da desinformação, não está no lado da democracia. Quem se alia a estas lutas e ações, não está a proteger a democracia e as pessoas. Protege apenas um grupo de pessoas fiéis a si mesmos, às suas corporações e aos seus interesses.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente