
Quadro inédito de Miró leiloado por quase 3 milhões de euros
No mesmo dia, em Paris, foi também vendida uma obra de Picasso por 1,43 milhões de euros.
No mesmo dia, em Paris, foi também vendida uma obra de Picasso por 1,43 milhões de euros.
De acordo com a página na plataforma da Sotheby's na qual decorreu o leilão, a "Mulher de Chapéu Vermelho", datada de 1927, foi arrebatado por 22.302.140 libras.
A classificação visa os 85 trabalhos provenientes da coleção do antigo Banco Português de Negócios, depositados na Fundação de Serralves, no Porto.
José Viamonte de Sousa adquiriu 41 quadros do pintor espanhol em 2002 e queria vender toda a coleção por 22 milhões. Contratou dois mediadores através do BPN por 2,5 milhões mas só pagou metade, ficando com os outros 1,25 milhões para si.
O BPN pagou 17 milhões de euros por 41 quadros do pintor, mas aos proprietários das pinturas apenas chegaram 5,1 milhões de euros.
As 85 obras de Joan Miró estiveram na posse da Parups e Parvalorem para gerir os ativos e recuperar os créditos do ex-BPN, nacionalizado em 2008.
Nos próximos 25 anos, as polémicas obras do pintor catalão, herdadas pelo Estado após a nacionalização do BPN, terão morada permanente na Fundação de Serralves. A autarquia paga obras na Casa até um milhão, num projecto de Siza Vieira, e 100 mil euros por ano pelo "depósito e promoção cultural" desta colecção.
A exposição "La Base", de Antoni Miró, está a causar opiniões divididas na marina de Valência, em Espanha. São mais de uma dúzia de placas metálicas que recriam a arte grega e personificam cenas de sexo explícito.
O acervo cultural proveniente do banco nacionalizado em 2008, do qual faziam parte os polémicos quadros de Miró, vale cerca de 5,4 milhões de euros. Só três quadros podem ser apreciados pelos contribuintes.
Joan Punyet Miró deu uma conferência em Serralves sobre a paixão do avô pelos grandes compositores. O tema, que inspirou o livro Miró & Music, foi o pretexto para uma conversa
Joan Miró: Materialidade e Metamorfose pode ser vista de 8 de Setembro a 8 de Janeiro de 2018 no Palácio Nacional da Ajuda
As 85 obras de arte da Colecção Miró vão ser exibidas pela primeira vez a partir da próxima quinta-feira, dia 7 de Agosto, em Lisboa, no Palácio da Ajuda
Os 85 quadros do artista espanhol vão ser exibidos a partir de 7 de Setembro no Palácio da Ajuda
Todas as 85 obras de arte vão estar em exposição a partir de quinta-feira, em Lisboa.
Os comunistas querem inventariar e classificar a colecção de arte que pertencia ao BES e que está no Novo Banco. O PCP espera que o Governo mantenha as obras, onde há pinturas de Josefa de Óbidos, na esfera pública e que não as venda à Lone Star.
A Fundação Bancária La Caixa vai investir 50 milhões por ano em Portugal, em áreas como a criação de emprego, o apoio a idosos e os doentes terminais. "Queremos fazer nossas as necessidades dos outros, como dizia o nosso fundador", anunciou o presidente da instituição, Isidro Fainé.