
Hugo Soares propõe Miguel Guimarães como primeiro "vice" da bancada do PSD
Hugo Soares proporá uma lista com 12 vice-presidentes, entre os quais o coordenador autárquico Pedro Alves, o líder da JSD Alexandre Poço e Hugo Carneiro.
Hugo Soares proporá uma lista com 12 vice-presidentes, entre os quais o coordenador autárquico Pedro Alves, o líder da JSD Alexandre Poço e Hugo Carneiro.
Carlos Cortes tomou posse esta quarta-feira, substituindo assim Miguel Guimarães.
Segundo dados da OM, dos 61.133 médicos inscritos, apenas 23.634 (38,66%) votaram na primeira volta das eleições para eleger o novo bastonário que irá substituir no cargo o urologista Miguel Guimarães.
Há seis candidatos a substituir Miguel Guimarães. Eleições terminam a 19 de janeiro.
"Foi democraticamente votada e as pessoas acharam que, neste momento, não é oportuno a existência da especialidade", disse Miguel Guimarães.
Miguel Guimarães frisou que Manuel Pizarro, além de conhecer bem o sistema de saúde português e os sistemas europeus, "tem mostrado ao longo da sua carreira ser um excelente gestor de recursos humanos", que demonstra respeito pelos profissionais de saúde e pelas estruturas que os representam.
A carreira médica não é revista há 13 anos, frisa Miguel Guimarães.
Miguel Guimarães considera serem "dados importantes" para compreender as causas do aumento da mortalidade materna e perinatal.
Para Miguel Guimarães, "o facto de haver diálogo é fundamental", reiterando que a Ordem está desde sempre disponível para colaborar naquilo que são as matérias da sua competência.
Na véspera do Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães pediu mais coordenação entre a medicina geral e familiar e a medicina interna.
Miguel Guimarães considera a situação lamentável, já que "o processo de vacinação correu bem em Portugal".
Miguel Guimarães disse que a "chuva de ameaças" vem de cidadãos, e que estes o fazem de forma anónima.
Miguel Guimarães esclarece à SÁBADO que a posição da Ordem não é determinada pelos Colégios, quem a representa é o bastonário. Considera a posição desajustada e reitera que apoia a decisão da Direção-Geral da Saúde em vacinar este grupo etário.
Miguel Guimarães recomenda que os testes rápidos de antigénio sejam realizados por profissionais habilitados.
Situação vai aumentar a pressão sobre os serviços de saúde, nomeadamente as urgências, alerta Miguel Guimarães.
Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, lembra que o setor foi dos primeiros a ser vacinado no final de dezembro de 2020 e em janeiro deste ano.