
PS defende recondução de Mário Centeno
Mendonça Mendes considerou que Centeno é "uma pessoa reconhecida pelos portugueses, e em particular pelo setor que supervisiona, como alguém muito competente".
Mendonça Mendes considerou que Centeno é "uma pessoa reconhecida pelos portugueses, e em particular pelo setor que supervisiona, como alguém muito competente".
"O PS quer deixar uma grande preocupação pelo facto de o Governo ter hoje confirmado que adiou a entrega do plano orçamental de médio prazo à Comissão Europeia", afirmou António Mendonça Mendes.
Os sociais-democratas notam "discrepâncias grosseiras" entre João Galamba, António Costa e Mendonça Mendes no caso que envolveu o SIS.
Secretário de Estado Adjunto de António Costa garantiu, em audição no Parlamento, que o Serviço de Informações de Segurança (SIS) não foi chamado por "nenhum membro do Governo" e que terá sido a chefe de gabinete de João Galamba a fazê-lo.
Na sequência de um requerimento do PSD, o primeiro-ministro esclareceu que chamada do SIS partiu da chefe de gabinete do ministro das Infraestruturas e que esta "agiu corretamente".
Nota da Presidência confirma novo cargo de Mendonça Mendes, que abandona Assuntos Fiscais, e as saídas de Rita Marques e João Neves. Finanças e Tesouro também têm novos responsáveis.
Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais sublinha que o Governo está pronto para falar “sem dramas” sobre todos os temas. Mas avisa que qualquer orçamento é sempre “um exercício de escolhas”.
António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, garantiu esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira só terá acesso aos dados que constam do e-fatura.
"As primeiras ordens de reembolso já foram dadas" e o respetivo valor vai chegar aos contribuintes "a meio da semana", referiu o secretário de Estado António Mendonça Mendes.
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais adianta em entrevista à Lusa ser "expectável" que os reembolsos do IRS comecem este ano a ser processados mais cedo do que em 2020.
No início da pandemia, o Governo avançou com medidas para fasear pagamentos do IVA e, segundo António Mendonça Mendes, foram diferidos 1.200 milhões de euros "em planos prestacionais ou de três ou seis meses e que terminaram agora em novembro".
Secretário de Estado Mendonça Mendes defendeu reforço do Orçamento no SNS que se vai traduzir em "mais meios de rastreio, recursos humanos, mais capacidade".
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, recusou que haja atraso no pagamento dos reembolsos, lembrando que o prazo para a liquidação das declarações termina em 31 de julho.
João Nuno Mendes, Cláudia Joaquim, Miguel Cruz e António Mendonça Mendes são os quatro secretários de Estado do Ministério que passa a ser tutelado por João Leão.
Tudo será feito com a rapidez "que a circunstância atual exige", garantiu o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.
Medida foi tomada pelo Governo para criar condições para que durante três anos os jovens tenham mais rendimento disponível, explicou Mendonça Mendes.