Sábado – Pense por si

Raquel Lito

Os suplementos para dormir e a ilusão do sono perfeito

Vendem-se em supermercados, parafarmácias e até cabeleireiros. Na Internet, o cardápio de indutores de sono à base de melatonina é mais vasto: há quem encomende dosagens altíssimas (9 mg) dos Estados Unidos, sem receita médica. Consumidores justificam a escolha, enquanto médicos e especialistas advertem para os efeitos nocivos.

Sónia Bento

A busca do sono perfeito

O mercado está cheio de soluções que prometem noites descansadas. Para os especialistas, a monitorização enquanto dormimos causa ansiedade.

Sónia Bento

De costas ou de barriga para cima?

A posição ideal para dormir não existe, afirmam os especialistas, mas devemos evitar algumas que podem provocar problemas gástricos, cardíacos ou apneia.

Sónia Bento

Obcecados por dormir mais e melhor

Utilizar o ChatGPT para programar uma noite reparadora tornou-se uma moda que fomos testar. Os especialistas na área dizem que não tem fundamento científico.

Débora Calheiros Lourenço

Costuma acordar mesmo antes de o despertador tocar? Saiba porquê

Teresa Paiva afirma que são as pessoas mais ansiosas ou que têm a necessidade de ter tudo sob controlo que normalmente acordam antes do despertador, já Olga Médio acredita que a manutenção dos hábitos pode afinar o relógio interno e originar um despertar precoce.

Ousia Clinic: uma clínica que vai além da estética

Filipa Lisboa, diretora clínica da Ousia Clinic, explica, em entrevista, o conceito holístico de um espaço diferenciador por cuidar das áreas mais importantes do bem-estar: saúde, alimentação, fitness, imagem, sono e mindfulness.

Lucília Galha

Tudo o que precisa de saber para dormir melhor

Está provado que a falta de sono nos predispõe a uma série de doenças, como o cancro ou a demência, e que os problemas de insónias podem começar na sua cabeça. Na verdade, tudo se passa durante a noite – e isso condiciona todo o dia.

Susana Lúcio

Quando dormir, comer e trabalhar? Os segredos da vida saudável

Todas as funções do corpo, dos órgãos às células, são regidos por um ciclo de 24 horas. Cada uma tem uma altura ótima para ser executada, que está inscrita nos genes. Se não respeitar o ciclo pode desenvolver diabetes ou até mesmo cancro.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30