
Direito de resposta de João Tiago Silveira
A SÁBADO recebeu o seguinte direito de resposta em relação ao artigo "Antigo Secretário de Estado fez tudo pela aprovação de fundação maçónica".
A SÁBADO recebeu o seguinte direito de resposta em relação ao artigo "Antigo Secretário de Estado fez tudo pela aprovação de fundação maçónica".
Foi um esforço vão porque a Secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros manteve a opinião de que a aprovação carecia de base legal. Pretensão da maçonaria acabou por ser rejeitada pelo Governo de Passos Coelho.
A família é dona do Coliseu de Lisboa desde o tempo do seu bisavô. Foi lá que começou a trabalhar aos 12 anos. Não quis ser médico, foi yuppie, sócio do genro de Cavaco Silva e entrou na polémica loja maçónica Mozart.
Se ganhar as eleições, advogado de Guimarães de 43 anos será o mais novo Grão Mestre da história do GOL, a maior obediência maçónica em Portugal.
O conselheiro de Estado vincou que não retira "nada ao que disse" sobre a existência de uma rede maçónica de extorsão e que não pode "ir mais longe nos detalhes" porque há processos "sob investigação".
Advogado e conselheiro de Estado disse ter clientes vítimas de "extorsão" e "perseguição" de uma alegada "rede maçónica", de que fariam parte "políticos e magistrados". Maçonaria pede à PGR que "investigue, até à exaustão, o que houver para investigar".
"Ao longo dos séculos tem havido ciclicamente discriminações e perseguições aos maçons por defenderem a liberdade de consciência, de pensamento e de expressão", considera o grão-mestre.
Fernando Lima, líder do Grande Oriente Lusitano (GOL), a mais antiga e influente obediência maçónica em Portugal, diz-se "espantado" com caso da vigilância do Ministério Público a dois jornalistas - um deles da SÁBADO - para descobrir as suas fontes.
Guerra interna no Grande Oriente Lusitano, a maior obediência maçónica em Portugal, levou o capitão de Abril a escrever uma violenta carta ao Grão-mestre, Fernando Lima.
Foram encontrados restos mortais no Vaticano que poderão pertencer à jovem desaparecida há 35 anos, num caso que envolveu os serviços secretos, máfia, o Vaticano e até a loja maçónica Logia P2.
O presidente da Aliança Maçónica Europeia, Marc Menschaert, considera a extrema-direita "claramente um perigo" que divide a Europa.
A Associação Maçónica Europeia (AME) vai reunir-se a 18 de Novembro.
O ex-Presidente da República Mário Soares considerou hoje que "os políticos devem assumir se fazem parte de uma organização maçónica" apenas se essa for a sua vontade.
O ex-dirigente do PSD Morais Sarmento afirmou segunda-feira à noite, na RR, que "já sentiu alinhamentos com influência da Maçonaria" nos partidos do arco constitucional, desginadamente, no seu.
Luís Montenegro faz parte da loja Mozart, onde está Jorge Silva Carvalho, ao mesmo tempo que integra a comissão parlamentar que investigou as irregularidades nas secretas e que censurou as alusões negativas à maçonaria.