Sábado – Pense por si

Eça, a vida privada

As viagens exóticas, os hotéis luxuosos, as roupas extravagantes, as mulheres e os jantares com os amigos. Na semana em que os restos mortais de Eça de Queiroz vão ser transladados para o Panteão Nacional, relembramos a vida do escritor. E ainda: Clara Pinto Correia, Maude Queiroz Pereira e o património dos deputados do Chega.

Ana Taborda

Maude Queiroz Pereira. A vida da milionária a quem o fisco exige €7 milhões

Nasceu numa das famílias mais poderosas do Estado Novo, com a melhor casa de Lisboa, mobilada pelo amigo Ricardo Espírito Santo. Para renovar os hotéis dos Queiroz Pereira, chegou a montar escritório num contentor. A guerra com o irmão afastou-a das empresas e de Portugal, onde está acusada de fraude fiscal.

Margarida Davim

Ritinha. A ilustre desconhecida mulher de Marcelo

Criada no seio da elite do Estado Novo, herdeira de uma fortuna milionária, académica brilhante, profissional dedicada, figura discreta. Este é o retrato da mulher que vive há décadas uma história de amor com Marcelo Rebelo de Sousa, mas que não quis ser primeira-dama.

Sónia Bento

Os divórcios que valem milhões

Os valores das separações sobem quando há grandes patrimónios em causa. O mais recente é o do futebolista Hulk, a quem a mulher exige 66 milhões. O mais caro de sempre é o Jeff Bezos, dono da Amazon, que pagou 31,7 mil milhões à ex-mulher

Fernando Esteves

O que escondiam as 71 actas secretas de Ricciardi

Não era suposto que qualquer dos membros do Conselho Superior revelasse as reuniões ou sequer a existência do órgão. Percebe-se porquê: nas actas de 2006, já admitiam que estavam à beira da falência técnica; e nas de 2012, relatam a reunião em que Pedro Queiroz Pereira os enfrentou.

Raquel Lito

João Lagos: "Inventei o marketing desportivo"

Foi o magnata do ténis, mas perdeu tudo. Não esconde a mágoa, nem como deitou a toalha ao chão. Tal como Ricardo Salgado, seu amigo, perspectiva um livro de memórias.

Negócios

Ydreams tenta evitar insolvência

A Ydreams está agora em Processo Especial de Revitalização para evitar a insolvência. O Novo Banco é o maior credor. Maude Queiroz Pereira é uma das credores e accionista

Pedro Queiroz Pereira e irmã ainda sem acordo

Prazo para Maude exercer opção de venda das suas participações nas "holdings" que controlam a Semapa terminava à meia-noite, mas negociações entre as duas partes continuam.

Semapa: Irmãos Queiroz Pereira

O presidente da Semapa, Pedro Queiroz Pereira, recebeu, em 2011, mais de 1,3 milhões de euros em remunerações fixas e variáveis. A irmã, Maude Queiroz Pereira Lagos, administradora não-executiva da mesma empresa, ganhou também 1,3 milhões.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)