
Governo abre novos apoios à criação literária, com 24 bolsas
No valor de 15 mil euros cada, as bolsas destinam-se à escrita de "poesia, ficção narrativa, ensaio, dramaturgia e escrita teatral".
No valor de 15 mil euros cada, as bolsas destinam-se à escrita de "poesia, ficção narrativa, ensaio, dramaturgia e escrita teatral".
De norte a sul, a agenda para o mês é preenchida. Entre cultura, passeios e festas gastronómicas, damos-lhe 24 sugestões para se ocupar nos próximos 24 dias. Vale tudo menos ter a agenda vazia.
Julgo, modéstia à parte, que cumprimos integralmente a missão. Mas tudo tem um fim e esta é a nossa última crónica. O nosso reinado sobre estas duas páginas termina aqui.
Campilho é repetitiva e redundante, glosa-se de mil maneiras, a rede de linguagem em que se inscreve é descuidada ou pouco imaginativa, e as frases limitam-se a levantar uma poeira de palavras que pairam por segundos e que desaparecem ao virar das páginas, sem deixar rasto na memória
Os versos de Jóquei são proseados e as prosas de Flecha são poetizadas. Ambos são pseudofilosóficos, têm uma irritante propensão para ser sentenciosos e para se fixarem em verdades simples e evidentes para todos, como se a autora fosse doutorada em dizer o óbvio.
João Pedro George apresenta as conclusões do ensaio que escreveu sobre a relação entre o Ípsilon e a Tinta-da-China. E deixa considerações sobre a crítica cultural na imprensa.
O tempo é de estar na praia, mas na toalha, longe de aglomerados. Estas 20 sugestões de livros, discos, jogos e podcasts vão deixá-lo agarrado à toalha
João Pedro George analisa os autores publicados pela Tinta-da-China que escrevem para o suplemento cultural do Público e as críticas feitas a esses mesmos livros. Terceira parte de um extenso ensaio.
João Pedro George percorre o catálogo da editora e a posição privilegiada de Pedro Mexia no circuito intelectual nacional. Segunda parte de um extenso ensaio.
João Pedro George decide "pôr à prova a carreira triunfante de Matilde Campilho", a escritora da Tinta-da-China que recebeu amplo destaque no Ípsilon. Primeira parte de um extenso ensaio.
Não é difícil manter o distanciamento social quando há motivos como estes: 20 livros, discos, podcasts e jogos que nos deixam colados por umas boas horas. Cuidado com os escaldões.
Adília Lopes, Mário de Carvalho e Raul Brandão são alguns dos autores a publicar em alemão, no âmbito da próxima edição da Feira do Livro de Leipzig.
Estes são 10 livros de poetas portugueses do século XXI que não deve ignorar esta semana
"Os Testamentos", da canadiana Margaret Atwood, livro vencedor do mais prestigiado prémio literário de língua inglesa, vai ser editado pela Bertrand.
António Costa passeará pelos jardins de São Bento e acompanhará as atividades culturais a partir do início da tarde.
O aniversário da atribuição do Nobel da literatura a José Saramago dá o arranque a onze dias de conversas com escritores, masterclasses e concertos