
Tripulantes de cabine da Ryanair paralisam esta semana em Espanha
A transportadora aérea enfrenta na terça-feira a primeira de três greves dos tripulantes de cabine nas bases espanholas convocadas pelos sindicatos USO e Sitcpla.
A transportadora aérea enfrenta na terça-feira a primeira de três greves dos tripulantes de cabine nas bases espanholas convocadas pelos sindicatos USO e Sitcpla.
A Ryanair confirmou hoje a assinatura de um "acordo de reconhecimento sindical" com o Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), segundo disse fonte oficial da transportadora aérea à agência Lusa.
O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) anunciou que chegou a acordo com a transportadora Ryanair para a implementação da legislação laboral nacional nos contratos de trabalho dos tripulantes de cabine em Portugal.
Pilar Social Europeu é composto por 20 princípios fundamentais para promover os direitos sociais na Europa
A desigualdade salarial é equivalente a 59 dias de trabalho, índice que não era tão alto desde o início da década. Portugal apresenta disparidade ainda superior à média europeia, de 17,5%.
A Ryanair informou estar a negociar com sindicatos para aplicar legislação local em contratos de funcionários, num comentário à carta assinada por governantes europeus.
A Ryanair informou hoje estar a negociar com sindicatos para aplicar legislação local em contratos de funcionários, num comentário à carta assinada por cinco governantes europeus a instar a companhia aérea irlandesa a concluir acordos laborais.
Companhia aérea diz ter chegado a acordo com o sindicato de pilotos de Portugal.
A Ryanair diz ter chegado a acordo com o sindicato de pilotos de Portugal.
Em conjunto com os seus congéneres europeus, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil avançou com uma proposta à companhia aérea.
Trabalhadores pedem contratos de trabalho segundo as leis laborais de cada país e não a lei irlandesa, que tem sido usada pelo grupo.
A paralisação desta sexta-feira é continuação de um movimento de descontentamento dos trabalhadores, que em Portugal já contou com paralisações no período da Páscoa e em Julho dos tripulantes de cabine.
O presidente da Ryanair pediu para ser recebido em Bruxelas. E a comissária com a pasta do emprego e dos assuntos sociais recebeu-o. Mas a mensagem foi peremptória: as regras de trabalho são para cumprir. Marianne Thyssen reiterou: "os grandes sucessos vêm com grandes responsabilidades".
Companhia aérea tem estado envolvida num conflito com sindicatos a nível europeu.
Estruturas sindicais que representam tripulantes de cabine da transportadora estão "empenhadas em agir".
Ao protesto vão juntar-se trabalhadores da Bélgica, Holanda, Itália, Espanha e Portugal.