
Perto de 20 autores lusófonos na Feira do Livro de Madrid
Mia Couto, Alexandra Lucas Coelho, Afonso Reis Cabral e Patrícia Portela são alguns dos autores lusófonos presentes na 84.ª Feira do Livro de Madrid.
Mia Couto, Alexandra Lucas Coelho, Afonso Reis Cabral e Patrícia Portela são alguns dos autores lusófonos presentes na 84.ª Feira do Livro de Madrid.
Falta-nos fazer a revolução cultural-espiritual. Maria Teresa Horta representava, precisamente, essa revolução por realizar. Era uma mulher sem medo, que não se calava. Quando questionada, um dia, sobre o que era a liberdade, Nina Simone respondeu "Liberdade é não ter medo". Se assim for, Maria Teresa Horta foi uma das poucas mulheres portuguesas verdadeiramente livres.
Revisite alguns dos destaques da poesia e prosa da autora que nos deixou, bem como uma biografia para compreender mais sobre o seu percurso.
Escritora, jornalista e ativista, foi considerada pela BBC uma das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo. A feminista de pensamento revolucionário morreu nesta terça-feira. Era a última sobrevivente das ousadas "Três Marias".
Em dezembro, Maria Teresa Horta foi incluída numa lista elaborada pela estação pública britânica BBC de 100 mulheres mais influentes e inspiradoras de todo o mundo, que incluía artistas, ativistas, advogadas ou cientistas.
"Celebram-se os 50 anos da Revolução dos Cravos. Gostaria de associar-me aos nossos amigos em Portugal (...) para celebrar este aniversário, tão importante para a democracia na Europa", afirmou.
Uma nova versão do Iminente (de entrada livre) em Lisboa, cerveja artesanal, FOLIO em Óbidos e muita música e teatro para ver e ouvir de norte a sul do País. Estas são as sugestões que temos para si.
Reunimos 25 sugestões, de norte a sul do País, capazes de pôr a mexer pais e filhos da manhã até à noite. Só tem de escolher a melhor paragem.
Festivais, mercados de vinhos e peças de teatro são algumas das sugestões para o fim de semana de 12 a 13 de novembro.
O fim do verão – e das férias – tem fama de provocar depressões. A solução não está em comprimidos milagrosos, mas sim na cultura e no entretenimento. Saiba o que aí vem em matéria de filmes, séries, concertos, livros, teatro e exposições, para se manter bem-disposto até ao Natal.
O livro foi publicado em abril de 1972, e banido três dias depois pelo então regime, por "conteúdo insanavelmente pornográfico e atentatório da moral pública".
A escritora não compreende como pode esta obra ser estudada em universidades estrangeiras, enquanto em Portugal é praticamente ignorada.
O júri do concurso decidiu distinguir a obra desta autora, de 83 anos, nascida em Lisboa, considerando que "Estranhezas" "é uma exaltação da paixão, da beleza, do real concreto e efémero eternizado pela deslocação da esfera do tempo para espaços da escrita".
O prémio, no valor pecuniário de 10 mil euros, inclui ainda a edição da obra, o romance Escavadoras.
A maior feira do livro do mundo esteve, até há poucas semanas, planeada para o seu formato presencial, mas o aumento de casos forçou à sua reinvenção.
A literatura é "o poder da palavra e o seu gosto, descrita ou dita por aqueles que a falaram, escreveram e inscreveram em nós um modo de ser para a escrita".