Sábado – Pense por si

Lusa

Helder Macedo vence Prémio Vasco Graça Moura

O prémio, que no ano passado distinguiu José Pacheco Pereira, foi agora atribuído a "um ilustre poeta, romancista, ensaísta, crítico e professor" com "um percurso exemplar no campo da cidadania cultural", justificou o júri.

Marco Alves

A paixão proibida de Marcello Caetano no Brasil

Obrigado a trabalhar no exílio e amargurado pela vida e pela doença, o ditador rejuvenesceu quando em 1977 uma professora casada e com um filho lhe escreveu uma carta. Foi o início de uma história surpreendente de intimidade e revelação.

2
Rita Bertrand

Será ela a primeira mulher emancipada?

Não Andes Nua Pela Casa é de 1911, mas mantém a graça e a pertinência: é sobre uma provocadora que se recusa a obedecer ao marido. Estreia na Comuna, em Lisboa.

Tiago Carrasco

Os dias e as noites das facas longas

Sócrates, Vara e Guterres não o pouparam no PS. Entrou em guerra com Belmiro de Azevedo por causa do Colombo, vetou Marcelo para comissário da Capital da Cultura e Esteves Cardoso acusou-o de ser alcoólico.

A lagartixa e o jacaré

Adjectivar a democracia

No mundo radicalizado que hoje se vive, a classificação da actual situação política em Portugal seria a de uma “democracia iliberal”, com o socialismo e a social-democracia exercendo o poder sem limites, com o estatismo crescente a limitar e a pôr em causa as liberdades dos cidadãos

Eduardo Lourenço, o maior pensador da cultura portuguesa

O ensaísta, Prémio Camões e Prémio Pessoa, morreu esta terça-feira aos 97 anos. Deixou uma vasta obra de "grande originalidade", e a imagem do homem que permitia "a única reflexão inteligente sobre a política nacional".

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h