Pracadémicos - Agentes do futuro da administração pública
Os pracadémicos são profissionais que personificam a ponte viva entre a academia e a prática, combinando teoria e ação, ciência e técnica.
Os pracadémicos são profissionais que personificam a ponte viva entre a academia e a prática, combinando teoria e ação, ciência e técnica.
O prémio, que no ano passado distinguiu José Pacheco Pereira, foi agora atribuído a "um ilustre poeta, romancista, ensaísta, crítico e professor" com "um percurso exemplar no campo da cidadania cultural", justificou o júri.
Devia haver uma autoridade técnica, respeitada e independente que pudesse a curto prazo dizer o que correu bem ou mal e quais são as responsabilidades. Não há nem nunca vai haver, seja sobre os incêndios, seja sobre qualquer matéria controversa.
A newsletter de quinta-feira.
Obrigado a trabalhar no exílio e amargurado pela vida e pela doença, o ditador rejuvenesceu quando em 1977 uma professora casada e com um filho lhe escreveu uma carta. Foi o início de uma história surpreendente de intimidade e revelação.
Galamba gosta de vinho, Rui Rio de Monica Bellucci. Ventura e Rui Rocha põem likes em vídeos de vandalismo com legendas xenófobas, Moedas em frases do Dalai Lama. No Twitter, os “gostos” dos políticos portugueses mostram as suas “bolhas sociais”.
Não Andes Nua Pela Casa é de 1911, mas mantém a graça e a pertinência: é sobre uma provocadora que se recusa a obedecer ao marido. Estreia na Comuna, em Lisboa.
O livro foi publicado em abril de 1972, e banido três dias depois pelo então regime, por "conteúdo insanavelmente pornográfico e atentatório da moral pública".
Margarida Martins (PS) fez dezenas de ajustes diretos a rede familiar de empresas que alternaram prestações de serviços como se fossem concorrentes umas das outras.
Sócrates, Vara e Guterres não o pouparam no PS. Entrou em guerra com Belmiro de Azevedo por causa do Colombo, vetou Marcelo para comissário da Capital da Cultura e Esteves Cardoso acusou-o de ser alcoólico.
No mundo radicalizado que hoje se vive, a classificação da actual situação política em Portugal seria a de uma “democracia iliberal”, com o socialismo e a social-democracia exercendo o poder sem limites, com o estatismo crescente a limitar e a pôr em causa as liberdades dos cidadãos
Alcouce ficou marcada na sua personalidade. Fez do bullying a sua primeira causa e do feminismo a mais marcante nesta fase de campanha presidencial.
O ensaísta, Prémio Camões e Prémio Pessoa, morreu esta terça-feira aos 97 anos. Deixou uma vasta obra de "grande originalidade", e a imagem do homem que permitia "a única reflexão inteligente sobre a política nacional".
A literatura é "o poder da palavra e o seu gosto, descrita ou dita por aqueles que a falaram, escreveram e inscreveram em nós um modo de ser para a escrita".
Os autores acusam os políticos de estarem indiferentes a este problema e apresentam algumas medidas concretas para começar a combater este fenómeno.
Freitas do Amaral foi quase tudo na política portuguesa menos aquilo que mais ambicionou: chegar ao topo da hierarquia da nação.