
Nova lei do tabaco: médicos a favor, marcas e partidos (excepto o PS) contra
O PS aprovou a nova lei do tabaco. Empresas avisam que poderá ter graves consequências económicas e partidos da oposição pedem que não se ostracizem os fumadores.
O PS aprovou a nova lei do tabaco. Empresas avisam que poderá ter graves consequências económicas e partidos da oposição pedem que não se ostracizem os fumadores.
A versão final da proposta do diploma enviada para a Assembleia da República, a que o Público teve acesso, omite esta proibição.
Para sábado estão agendadas marchas em Lisboa, Porto e Coimbra contra a "degradação do SNS", convocadas por vários sindicatos e com a participação de movimentos de utentes, uma iniciativa para reivindicar um "investimento sério" neste serviço público.
Proposta de lei do Governo será discutida na Assembleia da República. Medida tem como foco "a promoção da saúde" e a redução "da venda de tabaco".
Chega pedia uma comissão eventual de inquérito parlamentar para avaliar a gestão da pandemia de covid-19, o líder do partido defendeu a "necessidade de o parlamento português lançar uma investigação profunda à forma como foi conduzido este processo".
Em Portugal foram diagnosticados 1.803 novos casos de infeção por VIH em 2020 e 2021. Quatro deles são de crianças. As infeções apresentam uma tendência decrescente desde 2000.
Governo gostaria que taxa de vacinação nas pessoas acima dos 80 anos fosse superior e apela à inoculação dos mais velhos.
Manuel Pizarro passa o dia sem comer, faz 12 mil passos (acelerados) ao dia, a mulher condiciona-lhe a dieta, mas jura que não a ação política, e não perdeu o humor com os casos a marcar-lhe a estreia.
Entrevistar José Milhazes sem ser interrompido por fãs tornou-se uma missão impossível. Tal como acompanhar os primeiros dias do ministro Manuel Pizarro sem andar vários quilómetros a pé e ao sol. Na Ucrânia, Tiago Carrasco acabou a dançar.
Bastonária dos Nutricionistas já foi candidata pelo PS e oposição a Temido. Casada com Pizarro, garante à SÁBADO que não deixará de “defender os interesses dos nutricionistas”.
Marcelo Rebelo de Sousa dará ainda posse a Ricardo Mestre e Margarida Tavares, novos secretários de Estado do Ministério da Saúde.
A Organização Mundial de Saúde ativou o nível mais alto de alerta devido à varíola dos macacos.
Apesar de não ser novo, nunca antes tinha havido um surto em Portugal, ou sequer na Europa. Desconhece-se como começou e pode nunca vir a saber-se, mas os casos devem continuar a aumentar. Os especialistas garantem que não será como a Covid-19. A SÁBADO falou com um dos 100 portugueses que já tiveram a doença.
Ana Aresta, presidente da associação, refere que os órgãos de comunicação que fazem manchetes com títulos como a "doença dos homossexuais" não podem ser éticos e só contribuem para a desinformação.
Secretário-geral do PS criticou o modelo de congelamento do salário mínimo nacional, contrapondo que as sociedades só avançam em conjunto.
Hospitais apostam em consultas multidisciplinares para responder a queixas que surgem e se agudizam meses depois da infeção. Falámos com as médicas à frente dos projetos.