Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Poupança: está de volta o tempo das vacas magras para quem não aceita risco

A poupança está em máximos de duas décadas e nunca houve tanto dinheiro de depósitos, mas nenhuma opção sem risco - depósitos, certificados de aforro ou PPR - vai conseguir bater a inflação este ano. Depósitos nos bancos mais pequenos continuam a ser a "agulha no palheiro": há mais de 20 com taxas anuais líquidas acima de 1,6%.

Susana Lúcio

Quem são os filhos de Elon Musk?

O braço-direito de Donald Trump tem 12 filhos: um morreu ainda bebé, outro renegou o pai e três são génios. Este mês, uma influencer anunciou ter sido mãe do 13º.

Talvez crónica

Uma mesa com chá e bolos

O meu amigo tem tantos ou mais sonhos do que eu, mas o cancro chegou e disse-lhe que afinal já não podia ser, que tinha de ficar por aqui, que o resto fica para quem continuar por cá. Sempre o cabrão do cancro, esse devorador de esperança que aparece sem ser convidado.

Susana Lúcio

Estamos em dieta há mais de 2.000 anos

Meio litro de vinho por dia, caminhadas longas totalmente nus e grandes quantidades de vinagre foram dicas para perder peso. Quem as procurava eram os homens.

Diogo Barreto

Real ou fictício: quem era o Tio Sam?

Uncle Sam, a personagem criada no século XIX, acompanhou os Estados Unidos em alguns dos momentos mais difíceis da sua história, como a guerra da independência, a guerra civil ou crises financeiras. Mas de onde surgiu?

Bruno Faria Lopes

Contribuições milionárias sob cerco

São “extraordinárias”, mas (quase) nunca desaparecem. Em cinco anos, renderam 1,84 mil milhões e muita litigância por parte das grandes empresas – com risco para o Estado.

Bruno Faria Lopes

Quer mudar-se amanhã para a Roménia?

Talvez queira, mas não por causa de um PIB por habitante mais alto. As notícias da ultrapassagem económica romena a Portugal estão longe de significar um melhor nível de vida por lá – pelo menos por enquanto.

Bruno Faria Lopes

Juros zero nos depósitos: banca ainda sem pressa para subir taxas

As taxas de juro estão a subir, mas a poupança recorde parada nos bancos continua sem ser remunerada. Os maiores bancos em Portugal mostram não ter qualquer pressa em subir as taxas de juro dos depósitos. “Não nos deixamos pressionar”, diz o presidente do BCP.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)