Sábado – Pense por si

As praias ainda secretas do Algarve

No principal destino balnear do País, ainda se pode esquivar à confusão de agosto. Fomos descobrir as praias mais tranquilas da costa do Algarve, mas também os melhores sabores e os novos hotéis que prometem desconectá-lo do mundo lá fora.

Talvez crónica

Somos feitos da curiosidade que temos

Uma pessoa que se rende à falta de curiosidade nunca vai saber o que está a perder. Deixa-se ficar deitada a apanhar pó por dentro, enquanto a vida lá fora avança em passos largos e fugidios. As respostas ficam cabisbaixas trancadas numa sala, a trocarem olhares entre elas, ansiosas por se virem mostrar como nunca antes as viram.

Bruno Faria Lopes

A tendência financeira de 2024 nas redes: poupar é "cool"

Rejeitar tentações para gastar dinheiro, ter objetivos de poupança – e partilhar isso com todos nas redes sociais. O "loud budgeting" está na moda entre a geração Z nas redes sociais lá fora, em particular o Tik Tok. Não é sobre ser frugal, mas sobre ter controlo.

Sónia Bento

Pardal Monteiro. Ele mudou a imagem de Lisboa

Foi o maior arquiteto português do regime de Salazar, influenciado pelo modernismo que via lá fora. É o autor de grandes obras, como o Técnico, a Biblioteca Nacional, a Cidade Universitária e o hotel Ritz.

Uma moldura com a SÁBADO

Passámos dias em hotéis de luxo para perceber com que atenções atraem os clientes. Mas também passámos dias numa mais humilde sala da Câmara de Oeiras a consultar milhares de faturas, num exercício de escrutínio comum lá fora, mas pouco habitual em Portugal.

Raquel Lito

JMJ. Dormidas em ginásio, duches no recreio e opções vegan

Nesta escola os peregrinos dormem no chão, em sacos-cama. Eles tomam banho de água fria, lá fora; elas têm a água quente do balneário. Ninguém perde o ânimo. A SÁBADO acompanhou as primeiras horas de uma escola que acolhe peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Benfica.

9
Lucília Galha

Abusos: o que é que a igreja fez lá fora?

Em Portugal, os bispos garantiram apoio nas despesas de saúde mental. Esta quinta-feira, 16, faz um mês que a Comissão Independente revelou a existência de 4.815 vítimas.

Urbanista

O fim de um grande amor

Há tempos pensei num podcast chamado "porquê ir" para tentar perceber o que leva tantos portugueses a tentar a sorte lá fora e tão poucos a regressar. Fica a ideia, porque entretanto não foi difícil perceber o contrário: muitos vão chegando pela qualidade e o custo de vida, o sorriso das pessoas e a famosa luz, que fazem deste, um local muito agradável para estar. Estar é fácil. O resto, nem tanto. Parece ser mais difícil para os de cá.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)