
Estragos de granizo em Mogadouro cobertos por seguro de colheitas
"Em princípio, o granizo é um risco que está coberto pelo sistema de seguros e sei que há agricultores que fizeram esse seguro", disse Luís Capoulas Santos.
"Em princípio, o granizo é um risco que está coberto pelo sistema de seguros e sei que há agricultores que fizeram esse seguro", disse Luís Capoulas Santos.
Luís Capoulas Santos defende a "aplicação de sanções" aos municípios que não possuam um Plano Municipal de Defesa da Floresta contra incêndios atualizado.
Ano após ano, a instituição tem apoiado inúmeras iniciativas que visam impulsionar a inovação e revitalizar este importante sector.
A CELPA, em associação com o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios e com o Patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, lança a 2ª edição do Prémio Floresta e Sustentabilidade. Vamos continuar a distinguir e premiar as melhores práticas no sector florestal e a importância da fileira florestal para a economia portuguesa.
Autarquias podem recorrer a linha de crédito para auxiliar sem terem de devolver dinheiro ao Estado.
Capoulas Santos esteve hoje a acompanhar, em Porto de Mós, as acções de limpeza de terrenos para prevenção de incêndios.
Estão autorizadas novas plantações de vinha em Portugal até 1.916 hectares, sendo 42% destinados à produção de vinhos alentejanos. O Governo fala em "ganhos de escala" para as empresas e dá prioridade a jovens agricultores.
Luís Capoulas Santos anunciou que será disponibilizado 15 milhões para a estabilização de emergência, que inclui a minimização do risco de erosão dos solos.
O Ministério da Agricultura estendeu por um mês o prazo para que seja possível pedir apoios para a reconstituição ou reposição de máquinas e animais na região de Pedrógão Grande. A ajuda é de 10 milhões de euros.
A classificação como "catástrofe natural" permite desencadear ajuda à reconstrução no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2020. São 10 milhões de euros, segundo aprovou Capoulas Santos.
Capoulas Santos justifica que concurso é para "reinstalar" eucaliptos e que não há "contradição" com o diploma que está no Parlamento. Ministro admite que a proposta que trava expansão do eucalipto "não agrada a ninguém".
Luís Capoulas Santos lamentou que a sua antecessora o tenha "insultado".
Em resposta às críticas dos industriais de pasta e papel, contra a proibição de plantação de eucalipto, o Ministério da Agricultura garante que continuará a apoiar o sector, nomeadamente através da atribuição de fundos nacionais e comunitários destinados à exploração florestal.
Proteccionismo, preocupações com a defesa e migrações e questões orçamentais vão implicar uma justificação e selecção dos instrumentos de apoio à agricultura.
O PS indicou o cabeça-de-lista do Porto, Alexandre Quintanilha, como presidente da comissão parlamentar de Educação e Ciência. Edite Estrela vai liderar a comissão de Cultura e Bacelar Vasconcelos assume a liderança da comissão de Assuntos Constitucionais.