Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Prepare-se para um grande aumento nos preços de tudo

A invasão da Ucrânia agravou a espiral de custos gerada o ano passado após a pandemia. Os materiais que entram no que consumimos estão todos a subir em flecha. Na batalha para ver quem paga, muitos produtores preparam uma guerra com os supermercados. Mais de metade dos gastos das famílias são nos bens que mais vão subir: alimentos essenciais são o principal.

Bruno Faria Lopes

Prepare a carteira: o que não estiver esgotado vai ficar mais caro

Há ruturas nos materiais para obras, risco nos brinquedos e na eletrónica no Natal, ameaça nos cereais. E há a garantia de que os preços de tudo o que compramos – dos ovos ao pão, da roupa aos carros – vão subir nos próximos meses. O impacto do caos no comércio mundial está aí e não vai desaparecer tão cedo.

Concorrência dá luz verde à venda da Tertir

O negócio rendeu 275 milhões de euros à Mota-Engil e mais 60 milhões ao Novo Banco por uma participação de 30%. A operação formaliza o maior investimento de sempre da Turquia em Portugal.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.