
Garantia de habitação para a imigração não é ilegal, mas deixa espaço para críticas
A via verde para a imigração já entrou em vigor. Mas obrigação das empresas terem de dar "habitação adequada" ainda levanta dúvidas e críticas.
A via verde para a imigração já entrou em vigor. Mas obrigação das empresas terem de dar "habitação adequada" ainda levanta dúvidas e críticas.
Os bancos visados pela multa da Autoridade da Concorrência fizeram mais de 50 recursos, alguns com mil páginas, e quando o risco de prescrição já era elevado encharcaram a juíza com centenas de "questões prévias", que a levaram a produzir 107 despachos. Como a litigância feroz da banca, a demora de dois anos a marcar o julgamento e um “detalhe” na nova lei levaram à prescrição da maior multa de sempre em Portugal.
Luís Durão Barroso, filho do ex-primeiro-ministro, foi nomeado para técnico especialista no gabinete do Ministro de Estado e das Finanças e vai ganhar 3.732,76 euros brutos.
Na mira do inquérito estavam contratos assinados entre 2014 e 2018 pela autarquia lisboeta e a sociedade de advogados Linklaters, à qual pertenceu Pedro Siza Vieira.
A comissão de inquérito sobre a tutela da gestão política da Transportes Aéreos Portugueses, SGPS, S. A. (TAP SGPS) e da TAP, S. A., permitiu conhecer e indiciar muitas práticas opacas, translúcidas e desviantes do interesse público, algumas ainda confirmadas e justificadas como seu contrário.
Um dos maiores perigos para a democracia é a propagação da ideia de que a classe política existe apenas para se servir a si própria em detrimento do interesse geral. Essa é uma das narrativas que alimenta os populismos, aumenta a conflitualidade no debate político e afasta os melhores da causa pública.
Ajustes diretos entre Câmara de Lisboa de Medina e a sociedade de advogados Linklaters, do ex-ministro Pedro Siza Vieira, estão a ser investigados.
No centro da investigação estão Fernando Medina, quando era vereador, Graça Fonseca e Duarte Cordeiro, também enquanto vereadores durante a presidência de Medina, e o escritório de advogados fundado em Portugal pelo ex-ministro Pedro Siza Vieira.
Há pedidos de acesso aos rendimentos de políticos que se arrastam há quase dois anos. Funcionários não chegam para rasurar tudo o que a lei passou a exigir. Nem as moradas ficam visíveis.
A SÁBADO revela as suspeitas de um caso que até já envolveu escutas telefónicas com o primeiro-ministro, António Costa. Fique a conhecer os protagonistas, as ligações perigosas e um projeto de que o Governo deixou de falar em público.
Processo visa indícios de tráfico de influências e de corrupção, entre outros crimes económico-financeiros.
O negócio à volta do lixo bancário é um dos mais quentes do momento. As vendas a preço de saldo envolvem noitadas de trabalho, viagens a destinos exóticos - e negociação dura.
Pedro Siza Vieira será um dos quatro ministros de Estado, juntamente com Augusto Santos Silva, Mariana Vieira da Silva e Mário Centeno, mantendo responsabilidades na Economia e assumindo a área da Transição Digital.
Administradores da equipa de Santos Ferreira – incluindo o governador do Banco de Portugal – que aprovaram o crédito sem debate ou confronto de posições podem ser alvo de ações judiciais.
A Fundação Gulbenkian já tinha anunciado a intenção de sair do negócio da exploração de petróleo, para ser mais sustentável, um negócio criado em 1938 pelo seu fundador, Calouste Gulbenkian.
As três sociedades de advogados que estão a ajudar a Caixa neste processo são a Vieira de Almeida, a Linklaters e ainda a Serra Lopes.