O peso da palavra aborto
A omissão da palavra aborto é muito mais do que mera minudência na linguagem diplomática das cimeiras internacionais.
A omissão da palavra aborto é muito mais do que mera minudência na linguagem diplomática das cimeiras internacionais.
Resultados eleitorais levaram o presidente francês a marcar eleições legislativas, mas na Alemanha, apesar da derrota, Scholz não mexe no calendário eleitoral. Negociações para a reeleição de Ursula von der Leyen devem começar em breve.
O discurso inflamado durante a campanha eleitoral fez soar os alarmes. Mas analistas acreditam que a próxima primeira-ministra italiana terá muitas restrições à sua atuação.
João Torres lançou o alerta dois dias depois de ter acusado o PSD de andar a "cortejar um partido de extrema-direita", numa alusão ao apelo ao voto no vice-presidente da Assembleia da República proposto pelo Chega feito pelo líder da bancada social-democrata, Joaquim Miranda Sarmento.
A presidente do Fratelli d'Italia e os seus aliados vão enfrentar uma grande lista de desafios, com os preços elevados das energias, a guerra na Ucrânia e a desaceleração da economia nacional, pertencente à zona euro.
O Chega congratula-se, em especial, "com a votação obtida pelos seus congéneres europeus, liderados por Giorgia Meloni e Matteo Salvini".
O Movimento 5 Estrelas não apoiou o pacote de ajuda apresentado pelo governo, pondo em risco a coligação que lidera Itália. Draghi disse que poria o seu lugar à disposição se não tivesse este apoio.
Draghi submeteu os nomes do futuro elenco governamental à apreciação de Mattarella, que terá de os aprovar.
Por que razão países como a Tailândia, o Bangladesh, a Turquia, ou a Ucrânia devem adotar orientações democráticas quando os exemplos vindos dos EUA e da Europa são fracamente maus?
Para assinalar a efeméride que marca os 75 anos do fim do fascismo, aviões de combate desencadearam as três cores da bandeira de Itália sobre uma Roma com ruas vazias devido ao confinamento.
Depois do Partido Democrático e do Movimento 5 Estrelas terem chegado a acordo, Mattarela dá luz verde a novo Governo de Conte.
Presidente italiano, Sergio Mattarella, considerou que existe uma maioria parlamentar disposta a formar um novo governo e que tem "o dever de pedir, no interesse do país, soluções rápidas".
Luigi di Maio quer evitar eleições antecipadas na sequência da demissão do primeiro-ministro, Giuseppe Conte. Partido Democrático, de Nicola Zingaretti e Matteo Renzi, pode ser a solução.
Há 30 anos que Pietro Bartolo ajuda os refugiados e migrantes que chegam à sua ilha de Lampedusa.
O instituto oficial de estatísticas italiano reviu a contração da economia transalpina no último trimestre de 2018 que afinal foi de 0,1% e não 0,2%. Ainda assim, a economia de Itália está em recessão técnica.
Cerca de 200 mil pessoas participaram na marcha que percorreu as ruas da capital da região da Lombardia. A manifestação pretendia criticar "a política de medo e a cultura da discriminação".