
Países reforçam apoio à Ucrânia com valor que ascende aos €21 mil milhões
O valor total de 21.000 milhões de euros foi anunciado pelo Reino Unido no final de uma reunião, em Bruxelas, com mais de 50 países participantes, incluindo Portugal.
O valor total de 21.000 milhões de euros foi anunciado pelo Reino Unido no final de uma reunião, em Bruxelas, com mais de 50 países participantes, incluindo Portugal.
No exterior do palácio, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo chefe de Estado da Eslováquia, Peter Pellegrini, e por um casal vestido com uma indumentária tradicional eslovaca que o aguardava para lhe oferecer pão e sal, um gesto simbólico de hospitalidade naquele país.
Vivemos, na invasão da Ucrânia, uma espécie de tempo de vésperas. Setembro será um mês de grandes transformações, e vemos agora o princípio destas. É dentro desse espírito que deve compreender-se a “miniofensiva oficiosa” de Kiev.
Acordo foi assinado esta terça-feira em Lisboa, em São Bento, entre o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Apoio do governo espanhol está avaliado em 1.13 mil milhões de euros. Contam-se, entre outras armas, 12 mísseis antiaéreos Patriot e 19 tanques Leopard 2A4.
Chefe de gabinete adjunto da Presidência ucraniana, Ihor Zhovkva, agradeceu o apoio prestado por Portugal desde o início da invasão russa, A 24 de fevereiro de 2022.
Na Madeira, em 1976, PPD e CDS, separados, tiveram mais 16 mil votos do que agora, juntos. E os três “populistas” conseguem hoje mais sufrágios do que o PS, e mais de metade do voto em Albuquerque.
Declaração surge na sequência da Cimeira da NATO em Vilnius.
Maryna Mykhailenko reiterou o pedido de Kiev que os aliados cheguem a um entendimento para o fornecimento de caças modernos como os norte-americanos F-16.
Zelensky expressou frustração pelos aliados ocidentais que se comprometeram a treinar pilotos ucranianos para os aviões de combate F-16, pois ainda não apresentaram quaisquer datas para o início da instrução.
Horas depois da destruição da barragem de Nova Kakhovka mantém-se a dúvida: quem a destruiu? As forças russas ou as ucranianas? Os dois lados têm a perder, como explica João Carlos Barradas. Para já perderam os milhares de habitantes retirados das suas casas devido às inundações.
A Polónia detém cerca de uma dúzia de MiG-29 operacionais, o presidente explicou que "estes ainda estão ao serviço da Força Aérea da Polónia" e, apesar de se encontrarem "nos últimos anos de serviço, ainda estão em pleno funcionamento".
Helena Carreiras garante que os três carros de combate estão "em boas condições operacionais" e prontos para serem entregues até ao final do mês.
Anne Applebaum faz o balanço de um ano de guerra da Rússia contra a Ucrânia. Defende que os ucranianos não devem ceder território, dado que Putin nunca vai deixar de querer controlar tudo.
A visita a Kiev de Helena Carreiras ocorre a convite de do ministro da defesa ucraniano, Oleksii Reznikov.
O presidente espanhol aterrou na capital ucraniana na véspera do primeiro aniversário da guerra e prometeu apoiar a Ucrânia "até que a paz volte à Europa".