
Os bons ares da serra da Estrela
Quando o pior do inverno ficou para trás, mas antes que a neve derreta: é esta a altura certa para visitar a serra mais alta de Portugal e descobrir o maravilhoso universo do burel.
Quando o pior do inverno ficou para trás, mas antes que a neve derreta: é esta a altura certa para visitar a serra mais alta de Portugal e descobrir o maravilhoso universo do burel.
Preparámos-lhe um guia com magustos, de norte a sul, para aproveitar o São Martinho da melhor forma. Para quem procura programas alternativos às festas populares, também há opções.
Falámos com dois especialistas para saber como proteger os mais novos e os mais velhos e também preparar a sua casa. Pode parecer um contrassenso, mas continue a arejar a casa e não proíba os miúdos de brincar no exterior.
O IPMA prevê pelo menos até ao fim de semana tempo frio, com descida da temperatura máxima entre 5 a 10 graus Celsius devido a uma massa de ar com origem polar.
A Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências turca indicou que cerca de 60.200 membros das equipas de busca e salvamento, incluindo especialistas de mais de 70 países e de organizações não-governamentais, estão a trabalhar em missões de buscas e salvamento e remoção de escombros.
"Falamos de sete milhões de mortes prematuras por ano, quer em termos de da qualidade do ar interior quer principalmente do ar exterior", diz investigador.
Mesmo depois de exilado, D. Manuel II tinha 17 criados e uma casa com um campo de golfe e outro de ténis. O pai, D. Carlos, mandava servir almoços “ligeiros” de 10 pratos e a avó, D. Maria Pia, punha oito homens a carregar um piano a pé por 40 quilómetros.
Os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre vão estar assim sob aviso amarelo até às 6h de quinta-feira devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.
Nos próximos dias está prevista uma descida significativa da temperatura, acompanhada de uma subida da intensidade do vento, com um consequente aumento do desconforto térmico.
Para a próxima semana esperam-se temperaturas entre -5° C e 0° C em várias zonas do País.
A pouco mais de 60 quilómetros do Porto, há um percurso a fazer para conhecer um pouco da vida de ilustres personagens da cultura nacional: Amadeo de Souza-Cardoso para as artes e Eça de Queiroz para a literatura.
Direção Geral da Saúde alerta para a necessidade de prestar atenção aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam atividade no exterior e pessoas sem abrigo.
Até ao final da semana temperaturas não vão ultrapassar os 10ºC na maioria do país e mínimas no nordeste transmontano e Beira Alta vão variar entre os -3ºC e -6ºC.
O aviso amarelo que pode incluir "persistência de valores baixos da temperatura mínima", vai vigorar nos distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro e Portalegre, até às 9h de domingo.
ANEPC recomenda uma "especial atenção" às crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas e sem-abrigo.
Damos-lhe ideias para usufruir dos dias fechados que aí vêm, mesmo em tempos de pandemia, dos passeios à cultura e da comida às melhores compras