
Conferência de Munique: o retorno da Guerra Fria
O processo necessário para chegar à paz na Ucrânia esteve em discussão na Conferência de Munique. E houve muitas referências à Guerra Fria pelo caminho.
O processo necessário para chegar à paz na Ucrânia esteve em discussão na Conferência de Munique. E houve muitas referências à Guerra Fria pelo caminho.
O ex-banqueiro do BPP está detido no estabelecimento prisional de Westville, província de KwaZulu-Natal, há 26 dias.
Defesa do ex-banqueiro João Rendeiro elencou falhas processuais para contestar a decisão do tribunal sul-africano que recusou a libertação sob fiança.
Funcionário judicial terá garantido ao ex-banqueiro a garantia da aprovação da liberdade sob caução por parte do magistrado que dirige o caso a troco de dinheiro.
Na procuradoria "só existem dois tradutores para todos os processos do país", adianta a diretora do Departamento de Cooperação Judiciária e Relações Internacionais da PGR.
A sessão deverá começar atrasada por falta de eletricidade nas instalações. Rendeiro foi para a esquadra, mas acabou por sair rumo ao tribunal de novo.
Advogada do ex-banqueiro não especificou se o novo mandado de detenção teve por base documentação recebida de Portugal ou já estava na posse das autoridades sul-africanas.
O ex-banqueiro será ouvido por um juiz pela primeira vez desde que foi detido. Passou a noite numa prisão sobrelotada.
Prisão de Durban onde o ex-banqueiro passará a terceira noite detido é a única da região e encontra-se sobrelotada. Audição em tribunal foi adiada para esta terça-feira.
Advogados queriam que ex-banqueiro só fosse ouvido em tribunal na terça-feira. Rendeiro entrou na sala do tribunal cerca das 9h45 (hora de Portugal continental).
Conselheiro da embaixada de Portugal na África do Sul Manuel Grainha do Vale frisa que a "Justiça tem os seus tempos".
Ex-banqueiro encontra-se no tribunal de Verulam, nos subúrbios de Durban. Estava fugido à Justiça há três meses.
Casos da nova variante na África do Sul estão a subir a um ritmo mais alto dos registados com a Delta ou a variante original do vírus. Internamentos não subiram não subiram a um ritmo tão alto, mas é cedo para saber se a Ómicron belisca o efeito da vacina.
Confrontos entre população e autoridades já fizeram já 72 mortos e quase 1300 detidos. Prsião do ex-presidente Jacob Zuma foi gatilho para protestos, saques e vandalismo. A comunidade portuguesa está em alerta.
Numa altura em que Portugal regista mais de 10 mil casos por dia e pode ter já ter 30 mil pessoas infetadas pela variante do Reino Unido no país, há uma nova ameaça. De onde surgiu? É mais contagiosa? A vacina funciona contra ela?
Nova variante, nomeada 501Y.V2, não acompanha uma maior taxa de morbilidade, embora o aumento da pressão do sistema de saúde possa estar por detrás de mais mortes.