Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Guterres: o homem que se atirou para o meio da luta

Criticado por correr poucos riscos, António Guterres tem sido mais assertivo sobre a guerra em Gaza. A tirada do “vácuo” foi um deslize que não comprometerá a sua aposta na ajuda humanitária, dizem vários analistas. A sua atitude agrada dentro da ONU, que já perdeu 59 pessoas em Gaza – e enfurece o Governo de Israel.

sergei lavrov rússia
Luís Francisco

Lavrov, a "poker face" do Kremlin

O homem que disse “nós não atacámos a Ucrânia” é um leal servidor com décadas de currículo na diplomacia internacional. Esconde o dinheiro e uma segunda família.

Tiago Carrasco

Os dias e as noites das facas longas

Sócrates, Vara e Guterres não o pouparam no PS. Entrou em guerra com Belmiro de Azevedo por causa do Colombo, vetou Marcelo para comissário da Capital da Cultura e Esteves Cardoso acusou-o de ser alcoólico.

Diogo Barreto

Jorge Sampaio: 81 anos, 81 amigos, adversários e ídolos

Ao longo de 81 anos, Jorge Sampaio deixou-se influenciar pelas mais diversas figuras de Xanana a Martin Luther King. Mas também houve quem não se tivesse rendido aos seus encantos como Santana Lopes, com quem sempre teve uma relação difícil.

Fátima Bonifácio e o soufflé

Vou saltar por cima dos clichés estafados sobre os ciganos, que já não há pachorra para essa conversa, de tão pouco original. E qualquer taxista expõe melhor os seus argumentos do que a Maria de Fátima.

Pedro Marta Santos

Crítica de cinema: A Sombra da Verdade

"O filme desperdiça o potencial de denúncia dos esquemas da ONU, sem garra nas sequências mais tensas e apelando a uma frouxa história de amor", escreve Pedro Marta Santos na sua crítica

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana