
Fernando Pimenta conquista medalha de prata em K1 5000
Portugal encerra a sua participação nos Mundiais de canoagem de velocidade com seis medalhas, duas de ouro, três de prata e uma de bronze.
Portugal encerra a sua participação nos Mundiais de canoagem de velocidade com seis medalhas, duas de ouro, três de prata e uma de bronze.
Canoístas portugueses ficaram à frente de duplas bielorrussa e checa
Lisa Carrington, que poderá chegar a Los Angeles2028 com 39 anos, soma ainda 15 títulos mundiais, 13 dos quais em K1.
Luís Montenegro reiterou o "reconhecimento e gratidão" do Governo pelo esforço dos atletas portugueses e assegurou que o executivo cá estará "nos próximos anos para tentar dar os meios necessários para desenvolver este potencial".
Esta foi a melhor prestação de um K2 masculino português em Jogos Olímpicos, superando o 12.º de Joaquim Queirós/Rui Fernandes, em Atlanta1996.
As meias-finais de K2 500 metros estão marcadas para sexta-feira, pelas 11h10 locais (10h10 em Lisboa).
Saiba quando competem todos os atletas lusos na capital francesa
Dupla portuguesa conseguiu assim garantir a presença nos Jogos Olímpicos 2024.
Esta é a terceira medalha conquistada por Portugal em Poznan, depois de Pimenta já ter arrecadado duas pratas.
Pimenta, que em 2022 conquistou 15 medalhas em provas internacionais, garantiu o primeiro ouro da época em 1.41,35 minutos, batendo o australiano Jean van der Westhuyzen.
Canoísta já somou três medalhas nos Europeus de Munique.
Esta é a terceira medalha para Portugal nos mundiais, depois do bronze em K1 500 metros e de Norberto Mourão na classe adaptada VL2.
O medalhado olímpico arrecadou quatro ouros para Portugal, mas não foi o único atleta a triunfar na Polónia.
O canoísta sagrou-se campeão português de K1 e K2 1000 metros, durante os nacionais de velocidade, que decorreram no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.
Fernando Pimenta, o mais forte candidato da seleção portuguesa a conquistar medalhas na Alemanha, foi o terceiro mais veloz na final.
Fernando Pimenta cumpriu os 1000 metros em 3.27,544 minutos, à frente do bielorrusso Aleh Yurenia (3.28,296) e do checo Josef Dostal (3.30,388).