
Maduro ganha presidenciais na Venezuela, diz Conselho Eleitoral
Os resultados foram anunciados depois de contados 80% dos boletins de voto e 59% dos eleitores terem comparecido às urnas. Mas a eleição foi ensombrada por incidentes e até uma morte.
Os resultados foram anunciados depois de contados 80% dos boletins de voto e 59% dos eleitores terem comparecido às urnas. Mas a eleição foi ensombrada por incidentes e até uma morte.
Venceu as eleições primárias com uma larga maioria e promete combater o presidente venezuelano e levá-lo à justiça. Mas nada garante que possa sequer candidatar-se às eleições.
O Governo venezuelano anunciou que a Justiça portuguesa tinha decidido o desbloqueio de mais de 1.350 milhões de euros que estavam retidos em Portugal em contas de instituições e empresas venezuelanas no Novo Banco.
O banco sublinha que a decisão de desbloquear 1.500 milhões de dólares congelados em contas da instituição já era esperada.
A oposição venezuelana já reagiu ao anúncio, insistindo que a Venezuela não terá acesso a esses fundos, devido a sanções internacionais impostas pelos EUA.
Investigadores documentaram casos de 122 vítimas submetidas a tortura, violência sexual e outros tratamentos desumanos entre 2017 e 2019.
Tribunal Comercial de Londres decidiu a favor de Juan Guaidó no caso do controlo do ouro venezuelano depositado no Banco de Inglaterra. Maduro garante tratar-se de "um ato de pirataria" e diz não haver "segurança jurídica em Londres".
Estas medidas surgem no seguimento de uma demonstração de abertura por parte de Maduro, após uma reunião, em março, com representantes do governo do presidente Joe Biden.
Supremo Tribunal de Justiça britânico considerou que os tribunais britânicos não poderiam contradizer o executivo, que considera Guaidó como Presidente interino. Em causa estão 31 toneladas de ouro, avaliadas em cerca de 1.000 milhões de dólares (887 milhões de euros).
Para escapar à justiça norte-americana, El Pollo já envolveu Podemos e o Cinco Estrelas. Já em Miami, Alex Saab não falou – ainda?
Um grupo de eurodeputados, entre os quais João Pimenta Lopes e Sandra Pereira (CDU), subscrevem uma carta a exigir a António Ramalho que desbloqueie fundos para o pagamento de vacinas e equipamentos médicos da Venezuela à Organização Pan-Americana de Saúde.
Banco de fomento venezuelano está desde julho a tentar desbloquear cerca de 10 milhões de euros para comprar vacinas e equipamentos médicos. Mas o Novo Banco não deu ainda sequer resposta aos pedidos de Caracas.
Político opositor venezuelano Freddy Guevara foi detido por funcionários dos serviços de informação. Mulher de Guaidó denunciou a detenção.
A expulsão da embaixadora da UE da Venezuela, a portuguesa Isabel Brilhante Pedrosa, é um episódio inédito da diplomacia europeia com Maduro. Mas há precedentes.
"Sim, passaram dois anos e nada melhorou. Agravou-se. Guaidó teve oportunidade para fazer mudanças mas fez o que todos os políticos venezuelanos fazem: prometer e não cumprir", disse uma empregada de uma empresa seguros.
O líder opositor e presidente do parlamento venezuelano anunciou ainda que o parlamento continuará em funções até conseguir eleições presidenciais e parlamentares livres.