
"Imprudência" de Hêrnani Dias foi "recompensada" por Montenegro
O antigo secretário de Estado vai ser cabeça de lista da AD pelo círculo eleitoral de Bragança. Rui Calafate e João Paulo Batalha analisam esta decisão.
O antigo secretário de Estado vai ser cabeça de lista da AD pelo círculo eleitoral de Bragança. Rui Calafate e João Paulo Batalha analisam esta decisão.
Partidos ainda não decidiram sobre se os deputados candidatos às autárquicas vão integrar as listas das legislativas antecipadas. João Paulo Batalha, consultor de políticas anticorrupção, acredita que a situação revela "falta de massa crítica e enraizamento social e territorial dos partidos".
A sociedade Solverde admitiu ser cliente da ex-empresa do primeiro-ministro. João Paulo Batalha alerta: "Quando um primeiro-ministro tem uma carteira de clientes, inevitavelmente fica a dúvida se não serão os clientes que têm um primeiro-ministro em carteira".
"Qualquer pessoa com um pingo de vergonha na cara preferiria sair para evitar esta situação", aponta o ex-Presidente da Assembleia da República Santos Silva. João Paulo Batalha aponta que no Reino Unido, há ferramentas que deviam existir em Portugal. Marques Mendes também defendeu que Arruda devia sair.
A procuradora-geral da República defende que a violação do segredo de justiça prejudica o MP. Já Rogério Alves e João Paulo Batalha acreditam que o elevado número de pessoas com acesso a informação sobre as operações judiciais facilita a divulgação de informação.
A SÁBADO recebeu o seguinte direito de resposta de João José Barragàn Pires, em relação ao artigo de opinião de João Paulo Batalha.
Esta semana, João Paulo Batalha escreve sobre as restrições à liberdade de expressão e manifestação das democracias da Europa
João Paulo Batalha considera positiva e "importante" a entrevista, enquanto António Garcia Pereira diz que PGR esteve "muito mal". Mas ambos concordam que Gago passou uma imagem de "altivez" que não fica bem à PGR.
Em declarações à agência Lusa, João Paulo Batalha referiu que aquilo que foi aprovado em Conselho de Ministros "não é exatamente um pacote anticorrupção", mas antes "um novo embrulho", porque o pacote de medidas "já estava no programa do Governo".
Luís Montenegro deu início ao "jogo das cadeiras" que acontece sempre que um novo Governo toma posse. João Paulo Batalha critica "lógica clientelar".
Montenegro estabeleceu como prioridade o combate à corrupção. João Paulo Batalha lembra a dificuldade de mudar o sistema e Paulo Lona defende proteção de arguidos que colaborem.
A quase um mês das eleições russas, quais serão as consequências do desaparecimento do maior opositor do presidente russo? Paulo Batista Ramos e João Paulo Batalha respondem à SÁBADO.
João Paulo Batalha reage à capa da SÁBADO desta semana sobre como o Banif foi usado como uma lavandaria de dinheiro vindo de Angola, Brasil e até Portugal.
Aplicação do mecanismo de combate à corrupção internacional tem ficado aquém do esperado. João Paulo Batalha alerta: "Os organismos internacionais já começam a estar cansados das desculpas de mau pagador de Portugal".
Apesar do seu estado frágil, o agricultor, que foi medicado no hospital porque estava com dores, "está determinado" em continuar em greve de fome, refere João Paulo Batalha.
Os 12 signatários - onde se incluem Ana Gomes, João Paulo Batalha, Susana Peralta ou Maria José Morgado - "mostram-se preocupados com a falta de eficácia da aplicação das sanções e o valor residual dos identificados e congelados até agora", é adiantado.