
Presidente do regulador dos seguros rejeita competência para avaliar Tomás Correia
José Almaça passa a responsabilidade de avaliar a idoneidade do presidente do Montepio para o Ministério do Trabalho.
José Almaça passa a responsabilidade de avaliar a idoneidade do presidente do Montepio para o Ministério do Trabalho.
Novas regras para todas as mutualistas começam a ser implementadas a partir do próximo mês. A supervisão mais apertada pela ASF ao Montepio e à Monaf poderá, tendo em conta os prazos, só chegar em Janeiro.
As cativações ao orçamento da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, e aos fundos por si geridos, subiram 1 milhão de euros, ou 5%, em 2018. José Almaça admite perda de pessoal especializado, com "elevado prejuízo" para a entidade.
Para José Almaça os modelos institucionais devem ser "constantemente questionados e a sua viabilidade ponderada".
A entidade de supervisão está a actualizar os estudos para a criação de um sistema de cobertura do risco sísmico à escala nacional, incluindo a criação do Fundo Sísmico. José Almaça apela aos decisores políticos para que torne possível a sua implementação.
O presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), José Almaça, admitiu esta quarta-feira que a entidade se debate com falta de pessoal e adiantou que só deverão entrar novos funcionários em Setembro.
O "chumbo" pela Autoridade de Supervisão de Seguros (ASF) à venda da Montepio Seguros ao grupo chinês CEFC deveu-se ao não cumprimento de todos os requisitos, nomeadamente a falta de informação adicional solicitada a outros reguladores, explicou esta quarta-feira o presidente da entidade reguladora, José Almaça, no Parlamento.
A Montepio Seguros, dona da Lusitania, já não vai ser alienada aos chineses da CEFC China Energy. O travão foi posto pela ASF, que decidiu colocar um ponto final na operação.
A Gulbenkian diz não ter sido esclarecida, pelo grupo chinês CEFC, das notícias sobre investigações ao seu fundador. Foi a razão para a queda da venda da Partex. O Montepio, pelo contrário, assegura que os contactos se mantêm.
O Generali Vitality, lançado na Alemanha e em França, com foco em saúde, é uma inovação centrada no cliente.
O alargamento do fundo de cobertura de risco sísmico aos riscos relacionados com outras catástrofes naturais como incêndios, tempestades, inundações, vai aumentar a complexidade dos estudos pois são riscos com um perfil diferente do risco sísmico.
Desde Novembro que o negócio de entrada da CEFC no Montepio está em cima da mesa. A avaliação da ASF está em curso, mas não há qualquer operação notificada pela Autoridade da Concorrência. O Público escreve que as contas da Montepio Seguros estão a dificultar o negócio. O Eco sublinha que a compra da Partex é a prioridade para os chineses.
Falta ainda a aprovação do Banco de Portugal para que fique concluída a operação que colocará o Popular Portugal no Santander Totta.
Seguradoras resistiram à crise, mas desafios não faltam. Apostar na tecnologia e na inovação é crucial para responder às mudanças do mercado.
Estudos revelam como a tecnologia e a inovação estão a alterar o sector.
Esta quarta-feira a Jerónimo Martins vai estar a reagir à melhoria da sua avaliação pelo CaixaBI e a EDP ao facto de os chineses da CTG terem reforçado a sua posição na eléctrica nacional. Há ainda novos dados económicos para medir o pulso às economias, bem como a apresentação de mais resultados trimestrais e um discurso da presidente da Fed.