Sábado – Pense por si

Marco Alves

O homem mais rico (e reservado) do Governo

Secretário de Estado Rui Armindo Freitas tem património de €8,1 milhões. Empresário discreto e há muito militante do PSD, seguiu as pisadas do pai na indústria têxtil do Vale do Ave. É o primeiro governante com uma quota numa televisão (2% da TVI) No ranking dos patrimónios robustos no Governo seguem-se mais três que vieram do privado: duas ministras e outro secretário de Estado.

Marco Alves

Um Governo rico. Ministros declararam milhões em salários, contas e imóveis

Será provavelmente o Governo mais abonado de sempre, com oito ministros com património acima de um milhão de euros. Heranças e carreiras feitas no setor privado explicam riqueza. Mais rica é a ministra do Trabalho. O mais pobre, o ministro das Infraestruturas. SÁBADO consultou as suas declarações de rendimentos.

Eduardo Dâmaso

Novas revelações: O diário secreto do investigador de Sócrates

Começou por ser batizada como Amigos dos Amigos, mas o nome não vingou e hoje toda a gente a conhece como Operação Face Oculta. Um novo livro, sobre a vida do investigador da PJ que liderou esta investigação ("Insubmisso, Memórias de um Polícia"), revela agora todos os bastidores de um caso em que o então primeiro-ministro José Sócrates e vários comparsas montaram um plano para controlar a TVI e os jornais Público e Correio da Manhã.

Diogo Barreto

Para que serve o novo curso de António Costa?

A arbitragem é um negócio bastante lucrativo e que vive da experiência acumulada do árbitro, bem como o reconhecimento da sua capacidade na resolução de conflitos.

Alexandre R. Malhado

Sou sexy. Votas em mim?

Pedro Nuno Santos é “gatinho” nas redes sociais. Isso conta? Um estudo de 2013 revela que políticos com “imagem cuidada” são mesmo mais persuasivos.

Maria Henrique Espada

As conversas secretas de Marcelo e Costa e os momentos decisivos da crise

Mandou o chefe de gabinete avisar Costa de que não convidasse ninguém para o Governo. E em abril estava convencido de que Galamba ia sair. Os dramas da hora decisiva do mandato e o Marcelo que não se mostra para as câmaras: o que telefona ao neto para discutir política, ia a Fátima na pandemia e anda por aí a pé, em Lisboa, todos os dias.

Margarida Davim

PSD. A árdua busca por ideias e ministeriáveis para mostrar ao País

Na cúpula social-democrata há a ideia de que “o calendário eleitoral acelerou”, o líder já começa a pensar numa equipa para levar para o executivo, há estruturas montadas para a caça ao talento e é preciso passar desconhecidos a potenciais governantes. O partido tem uma estratégia para isso.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)