
Marine Le Pen invoca Ventura e promete lutar contra condenação
Apesar do líder do Chega não se ter colocado do lado de Le Pen, a líder da direita radical francesa disse ter sido uma vítima de manipulação como Ventura.
Apesar do líder do Chega não se ter colocado do lado de Le Pen, a líder da direita radical francesa disse ter sido uma vítima de manipulação como Ventura.
Se tal prazo for cumprido, isso significa que uma segunda decisão será proferida vários meses antes das eleições presidenciais em França.
Concorreu cinco vezes às presidenciais e em 2002 foi à segunda volta para ser derrotado por Chirac. A ex-mulher roubou-lhe um olho de vidro e zangou-se com a filha, que o expulsou do próprio partido.
Vários membros, incluindo a líder do partido de extrema-direita francês, estão a ser julgados desde segunda-feira sob suspeitas de utilização indevida de fundos europeus.
Mélenchon e a Nova Frente Popular ganharam, mas ele não será primeiro-ministro, mesmo tendo o maior grupo parlamentar na coligação. O CV de ex-trotskista, ativista de extrema-esquerda e talvez antissemita é cadastro político. História de um altermundialista nascido em Tânger.
"O Chega conseguiu negociar uma vice-presidência desse grupo, significa que estaremos também no Parlamento Europeu representados ao mais alto nível", confirmou Tânger Correia.
Que coligação é esta que conseguiu "roubar" o primeiro lugar à extrema-direita na segunda volta? E quem vai governar a França depois deste resultado tripartido?
Sem maioria absoluta de nenhum dos blocos políticos, Macron terá de decidir quem nomear como primeiro-ministro, contando entre os candidatos com Mélenchon e Hollande. Certo é que a vitória da extrema-direita acabou por não acontecer e que a extrema-esquerda se fortaleceu no parlamento.
Na primeira volta, a 30 de junho, a União Nacional conseguiu vencer pela primeira vez as eleições legislativas. Obteve 33,10% dos votos.
"Os franceses estão cansados de receber lições de moral e instruções sobre como votar", afirmou líder do partido de extrema-direita União Nacional.
A transformação camaleónica que Marine Le Pen produziu desde 2011, quando tomou as rédeas do partido, foi agora potenciada até ao zénite por Jordan Bardella, que está longe de ser uma marioneta da líder do partido. Suspeito que, tragicamente, ainda vamos ouvir falar muito dele.
Oito anos depois de criar o En Marche, o Presidente, preso num labirinto construído por ele, dissolve a Assembleia Nacional e mergulha França nas eleições mais polarizadas das últimas décadas.
"Podemos ainda não estar no auge dos populismos", alerta especialista Joana Ricarte, que aponta ainda que os jovens se podem estar a afastar do centro devido ao fenómeno de "permacrisis".
Com os primeiros resultados esperados por volta das 20h (19h em Lisboa), esta eleição poderá abalar o panorama político francês e abrir caminho para que a extrema-direita chegue ao poder dentro de uma semana.
Como nunca foi só um desporto, o futebol – o dos clubes e o das seleções – acaba por ser um reflexo das nossas sociedades. O Euro 2024 está a mostrar-nos alguma coisa sobre a política no continente, incluindo em Portugal.